Em mais uma coluna, consultora escreve sobre os desafios do mercado profissional em tempos de pandemia

Em sua segunda coluna veiculada em nosso portal, a consultora Jane Erica, proprietária da Somnus Consultoria escreve sobre os novos desafios do mercado profissional nos tempos de pandemia de coronavírus. CONFIRA!

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA OS NOVOS MERCADOS?

Não é de hoje que os recrutadores, departamento de R&S, os famosos headhunter, enfrentam grandes problemas para contratar, com assertividade, profissionais para posição e, aberto de suas empresas. Existe até uma máxima no setor que diz que as contratações são feitas pelas capacidades técnicas dos candidatos, e as demissões, pelas incapacidades emocionais, as chamadas SOLF SKILLS. Ou seja: de nada adianta o profissional ser o mais competente no campo de atuação se não for capaz, por exemplo, de se comunicar adequadamente, colaborar com a equipe ou lidar com a pressão.

Mas esse não é um problema apenas do RH. Os profissionais também podem (e devem) fazer a sua parte, principalmente em um momento como o que atravessamos. A pandemia de coronavírus já se tornou uma realidade no mundo todo, e tem impactado fortemente a economia. Segundo a Capital Economics, a propagação do vírus custará à economia mundial mais de US$ 280 bilhões nos primeiros três meses do ano, o que encerrará uma série de 43 trimestres de expansão global.

Para Susanne Anjos Andrade, especialista em desenvolvimento humano e autora do livro “O Segredo do Sucesso É Ser Humano”, entre outros, o grande segredo neste momento passa, justamente, pelas soft skills. “Em tempos de coronavírus, mais do que nunca, é hora de as pessoas se reinventarem. Para quem ainda não digitalizou seu negócio, por exemplo, chegou o momento de ser estratégico e lançar mão de ferramentas tecnológicas como Whatsapp, Zoom e Skype, entre outros”.

E isso é só o começo. Além da capacidade de se reinventar, é preciso aprimorar outras soft skills para enfrentar a crise e, mais do que isso, sair deste período difícil com um saldo positivo, existem também as quatro habilidades que são essenciais para enfrentar qualquer tipo de desafio: empatia, colaboração, flexibilidade e inteligência emocional.

Aos que não tem um mapeamento claro de suas potencialidades e fragilidades é hora de buscar um Analista Comportamental para Aumentar sua Performance em tempos de OCIO encarando assim, o novo mercado com mais segura e diferencial competitivo.

Fica a dica!!!

Por Jane Érica, CEO da Somnus Consultoria

Analista Comportamental – 83 98838 7525

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print