Eixo Norte da transposição tem licitação concluída e obras serão reiniciadas

Parlamentares paraibanos e de outros estados participaram de uma reunião na noite desta terça-feira (21) com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. O objetivo foi o de agilizar a conclusão do Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco e tratar do andamento do Ramal Piancó.

Participaram da reunião os senadores Raimundo Lira (PMDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), José Maranhão (PMDB-PB), José Pimentel (PT-CE), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e José Agripino Maia (DEM-RN).

Os Senadores trataram com o ministro do reinício das obras do Eixo Norte – interrompidas após o abandono da empresa que vinha tocando o serviço. Na semana passada, o Ministério da Integração anunciou o vencedor da nova licitação, o Consórcio Emsa – Siton, habilitado para concluir os trabalhos restantes.

Os senadores também debateram o andamento do Ramal Piancó, que vai perenizar o Rio Piancó e levar água para o conjunto de barragens Coremas-Mãe D’Água. Em ambos os casos, o ministro Hélder Barbalho confirmou que os cronogramas serão mantidos e que não haverá mais atraso na conclusão dos trechos.

Operação de guerra

Conforme o senador Cássio, a determinação do governo federal é que as obras sejam reiniciadas nos próximos dias e que, em agosto, o reservatório de Jati, no Ceará, já receberá água e a bacia do rio Piranhas em dezembro deste ano. “O ministro Helder tem sido um incansável batalhador pela transposição e chegou a falar que, a partir do reinício das obras, o Ministério fará uma verdadeira operação de guerra (do bem), como foi feita no Eixo Leste para concluir as obras até dezembro” – explicou o parlamentar paraibano.

Com Portal Correio

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print