Em tempos de pandemia, a educação de todo o País está sendo desafiada a se reinventar e se adaptar ao sistema de ensino à distância, por meio da internet. São Domingos do Cariri compreendeu e assumiu essa missão desde o início desta crise e após antecipar as férias de junho para março, começou desde o dia 20 de abril o sistema remoto de aulas, tanto para alunos do ensino fundamental e médio, como ações de vínculo pedagógico para as crianças do ensino infantil.
Segundo a secretária Ana Almeida, o resultado apesar de desafiador, tem sido incrível e o município já possui 97% de seu alunado com acesso à internet e interagindo nas atividades de ensino. Os 3% que não tem acesso a computador ou celular com internet, a escola leva até eles atividades impressas, tomando todas as medidas preventivas de contágio à COVID-19, fazendo assim com que nenhum dos estudantes sejam prejudicados. Ao todo são 507 alunos matriculados na rede municipal e apenas 14 recebem atividades em casa.
Na Educação Infantil, a prioridade elencada pela Secretaria de Educação junto ao seu corpo docente é a manutenção de vínculo entre família escola, pois não há obrigatoriedade de carga horária. Para isso, as atividades são repassadas pelo WhatsApp e Facebook e há uma grande busca de interação entre alunos, pais e professores.
No Ensino Fundamental e Médio, os professores utilizam ferramentas mais sofisticadas como o Google Classroom, Google Meet, WhatsApp e o tradicional material impresso. Aulas estão sendo ministradas e atividades com prazo de entrega por parte dos alunos estão sendo repassadas. O comprometimento de toda a rede tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.
Para a secretária de educação Ana Almeida: “A experiência tem sido desafiante, mas gratificante e tem rendido frutos graças ao compromisso compartilhado por alunos, pais, professores e equipe pedagógica da secretaria. Estamos aprendendo a aprender e crescendo em conhecimento e novas vivências”, pontuou a auxiliar.