A barragem São José, localizada no município de Monteiro, ficou praticamente seca após as comportas serem abertas nesta sexta-feira (3), causando a morte de milhares de peixes, como também, prejudicando os agricultores que criam animais na área ribeirinha e que estão sem ter como dá água para o rebanho.
As comportas foram abertas pela Cagepa, durante a visita que o governador Ricardo Coutinho fez as obras de transposição do Rio São Francisco. A abertura foi feita porque estava prevista a chegada das águas do Rio São Francisco para este final de semana e a barragem São José é o primeiro manancial a receber as águas do Velho Chico na Paraíba, e com as comportas abertas levar água até o açude de Poções.
O que a Cagepa não previa e nem o governador, que autorizou a abertura das comportas, era que a barragem Barreiros, no município de Sertânia – PE, fosse romper e com isso atrasasse a chegada das águas em Monteiro.
Nas redes sociais, vários internautas criticaram a atitude tomada pelo Governo do Estado. “Fiquei horrorizada com o que presenciei na Barragem de São José. Vários peixes mortos, um número incalculável”, escreveu um usuário.
Até o fechamento dessa matéria, nenhum órgão responsável se manifestou sobre o caso.
Com Vitrine do Cariri