O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) cobrou mais recursos e ações integradas de combate ao câncer, nesta terça-feira (6), em comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no País. Em sua fala, o tucano também criticou o corte de recursos por parte do Executivo Estadual para a FAP, entidade localizada em Campina Grande e que trata pacientes com câncer.
Pedro pediu mais agilidade do Governo do Estado para o repasse de verbas federais para hospitais filantrópicos paraibanos que tratam de pacientes com câncer a exemplo do Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo e Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). A demora chega a 90 dias, o que vem inviabilizando o funcionamento das unidades.
“Outro problema que a gente também precisa enfrentar é em relação ao teto, que vários hospitais possuem e o extrapolam com outros procedimentos, necessitando ir atrás de recurso para, de alguma maneira, suprir essa brecha e não deixar a população sem o atendimento”, apontou, cobrando esforço para suprir esse déficit financeiro existente nos hospitais.
O parlamentar afirmou que não podia deixar de fazer críticas a uma atitude do Governo do Estado da Paraíba, que sinaliza diminuir o repasse para o orçamento da FAP, um espaço que oferece amparo em um momento que tanto fragiliza ao ser humano. A redução pode ser de R$ 840 mil por ano para R$ 560 mil. “Quando se fala que o Governo do Estado vai reduzir o repasse para a FAP, alguns podem imaginar que seja algo estratosférico e que o Executivo não está conseguindo mais manter o valor de repasse. No entanto, quando se toma conhecimento do valor, não se pode deixar de fazer um registro e uma dura crítica à essa atitude desumana”, lamentou.
De Olho no Cariri
Com Ascom