Competição nacional de cabra leiteira será realizada durante a 11ª Expoprata

A 13ª Exposição Nacional das Cabras Leiteiras ocorrerá de 27 a 31 de agosto e atrairá criadores de caprinos e ovinos de todo o Brasil.

A cidade de Prata, no cariri da Paraíba, sediará uma etapa nacional de competição entre criadores de caprinos que atrairá visitantes de todo o Brasil. É a 13ª Exposição Nacional das Cabras Leiteiras da Associação Brasileira de Criadores de Cabras (ABCC), que será realizada durante a 11ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (Expoprata), de 27 a 31 de agosto deste ano. A Exponacional envolve todas as raças caprinas leiteiras do Brasil. Já a Expoprata conseguiu movimentar a economia da caprinocultura rendendo cerca de R$ 1,5 milhão em negócios fechados no local e ao longo deste último ano.

O chefe da caprinocultura da prefeitura de Prata, Guilherme Freitas, contou disse que a votação aconteceu nesta terça-feira (13), em uma reunião com os representantes de cada cidade do Brasil onde há competições caprinas. Todas lançaram propostas para receber esta 13ª Exponacional de Cabras Leiteiras. Uma comissão da ABCC avaliou todas e a direção, composta por alguns produtores votantes, selecionou a cidade de Prata para realizar o evento.

“A Exponacional surgiu a pouco mais de uma década como uma disputa de algumas exposições de caprinos, realizadas em cidades do Brasil, que apresentam suas propostas de eventos. A proposta que agrada mais aos criadores participantes da comissão de votação é escolhida e a cidade sedia a Exponacional. Esse título dá uma conotação de qualidade aos rebanhos premiados. Prata foi apresentada pelo prefeito Genivaldo Tembório e escolhida entre quatro cidades, venceu por meio de votação e foi homologada pela ABCC”, explicou o chefe da caprinocultura de Prata.

Guilherme Freitas acredita que será uma boa parceria uma exposição desse porte pela visibilidade maior da Expoprata. Ele acredita que a união atrairá criadores e expositores de todo o território nacional para o “palco das cabras leiteiras”. A 11ª Expoprata terá o mesmo formato de 2024, com 200 baias para cabras, bodes e ovelhas, exposições, competições regionais, além de cultura, com Concurso Gastronômico e Festival de Violeiros.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de dois homens e na apreensão de cerca de 60 galos utilizados em rinhas, além de um cão da raça pitbull, encontrado em situação de maus-tratos, na zona rural de Boqueirão, no Cariri paraibano.

A ação aconteceu nesta terça-feira (6), no Sítio Alagamar, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação de homicídio qualificado. No local, os policiais encontraram os animais e constataram as condições de maus-tratos.

O responsável pelos animais foi autuado por maus-tratos e também por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar, foram lavrados dois autos de infração ambiental, que somam 488 UFRPBs, equivalente a R$ 36.175,44.

Ainda conforme as informações policiais, o homem já responde por crimes como homicídio e tráfico de drogas.

Durante a mesma operação, um segundo investigado foi preso em flagrante após os policiais encontrarem uma motocicleta com sinais identificadores adulterados.

Após os procedimentos, os dois presos foram encaminhados para a Central de Polícia de Campina Grande e permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

De Olho no Cariri