CCJ do Senado aprova redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) uma proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais  e prevê o fim da escala 6×1Atualmente o limite da jornada é de 44 horas por semana.

Travada há dez anos na Casa, a proposta ganhou fôlego após manifestações e uma mobilização popular, que já reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas a favor do texto. Em um rito mais demorado, a Câmara também discute uma PEC semelhante.

O texto limitando o trabalho diário a 8 horas, com carga máxima semanal de 36 horas, distribuídas em até cinco dias por semana, sem possibilidade de redução de salário.

Além disso, fixa o direito a pelo menos dois dias consecutivos de repouso remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

A votação da proposta foi simbólica, e seguirá para análise do plenário do Senado. Caso seja aprovado, o texto ainda precisa receber o aval da Câmara dos Deputados.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Três pessoas morreram após um acidente entre um caminhão e carro na BR-230 em Juazeirinho, no Cariri da Paraíba, na manhã deste sábado (19). A colisão aconteceu por volta das 5h, no km 234 da rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o acidente foi uma colisão frontal entre os veículos. Ao todo, três pessoas que estavam no carro foram vítimas do acidente. Duas das vítimas morreram no local do acidente e uma ficou com lesões graves, foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas morreu antes chegar à unidade de saúde .

As vítimas que morreram no local foram identificadas como Andreza Morais Alexandre e Josenildo Claúdio. Tamyris Guedes foi socorrida, mas morreu momentos depois. De acordo com informações da TV Paraíba, Andreza dirigia o carro e Josenildo estava no banco do passageiro, enquanto Tamyris estava no banco de trás.

O motorista do caminhão não ficou ferido. Segundo a TV Paraíba, ele passou por teste do bafômetro que deu negativo para a ingestão de álcool.

Equipes da PRF, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuaram no local.

De Olho no Cariri

Com G1 Paraíba