A cabra Verão, natural da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, quebrou o recorde nacional de produção diária de leite enquanto participava do Torneio de Cabras Leiteiras da Expo Monteiro 2023 na sexta-feira (10). O animal produziu 13.690kg de leite em um dia para conquistar o recorde.
A cabra Verão é criada por João Luiz no município de Prata, no Cariri paraibano, desde 2017.
“Esse reconhecimento não é só meu, mas sim é um modo de que a gente se apresenta como um pequeno criador para servir de exemplo, porque o pequeno também consegue grandes conquistas, com dedicação, trabalho, e também com amizades, parcerias”, celebrou João Luiz.
O animal pode também quebrar o recorde mundial se for reconhecida pelo Guinness World Records. A ABCC está preparando a documentação para solicitar a validação do reconhecimento internacional para a cabra Verão.
O antigo recorde de produção diária de leite pertenceu por 12 anos à cabra Priscila, natural de Pernambuco, quando sua produção chegava aos 13,106kg de leite por dia.
De acordo com o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Antônio Costa, em outubro de 2023, durante a Festa do Boi, em Natal, uma cabra quebrou o recorde de Priscila, produzindo um total de 13.207kg. Porém, 20 dias depois, Verão ultrapassou essa marca, produzindo 13.690kg de leite em um dia.
Quebra do recorde nacional
A quebra do recorde feita por Verão foi atestada pela Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) nesta segunda-feira (13).
“Partindo do princípio que todas as etapas do circuito APACCO são chanceladas pela ABCC e que não existe outro registro com esses números, nos permite afirmar que esse recorde é nacional”, afirmou o presidente da ABCC, Pedro Martins.
Com a súmula com todos os atos que aconteceram na Expo Monteiro, a equipe técnica da ABCC vai fazer a formalização da certificação.
Candidata a recorde mundial
A cabra Verão ainda pode alçar voos mais altos com sua alta produção de leite. Isso porque os 13.690kg de leite produzido pela cabra paraibana podem ser reconhecidos mundialmente. Com o reconhecimento da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC), o órgão está reunindo a documentação para que o Guinness Book reconheça o título mundialmente.
“Estamos formalizando as tratativas junto aos órgãos competentes neste sentido [para que haja o reconhecimento mundial]. O que podemos afirmar é que trata-se, hoje, do recorde nacional, no entanto, para que seja oficialmente mundial, temos que cumprir as formalidades previstas. Iniciamos [a documentação] através do nosso departamento jurídico a construção destas tratativas. Ainda não sabemos [quando o Guinness vai atestar o recorde]”, explicou Pedro Martins, presidente da ABCC.
De Olho no Cariri
Com G1 PB/ Foto: João Luiz/Arquivo Pessoal