Bispo Dom Dulcênio lança a Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Campina Grande

A Campanha da Fraternidade 2022 que reflete o tema da educação foi oficialmente aberta na tarde desta quarta-feira de Cinzas (02), pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em evento que aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Ao lado do Senhor Bispo estiveram o Padre Saulo (Coordenador do setor de Campanhas), o Padre Luciano, Vigário Geral, também os Padres Van Victor e Padre Sérgio Leite. Presentes para prestigiar estiveram os Seminaristas que residem no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, e os fiéis.

Padre Saulo Rodrigues falou inicialmente dos objetivos da Campanha da Fraternidade, tendo a sequência das demais falas seguidas do Padre Sérgio e Padre Van Victor, cada qual enaltecendo e sugestionando a vivência da temática da CF 2022.

Nesta ocasião, Dom Dulcênio proferiu um discurso sobre o tema da CF 2022.: “Fraternidade e educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

“É a terceira vez que a CNBB nos oferece o tema da educação e o principal objetivo deste ano é promover diálogos que proponham caminhos de um humanismo integral e solidário. Conforme os subsídios que nos ajudam a refletir o tema da Campanha deste ano, vivemos em um contexto social marcado pelas seguintes problemáticas: Uma agitação social; uma fadiga da pandemia; e uma ditadura da tecnologia”, explicou.

Após explicar cada problema, o bispo lembrou que à luz da Palavra de Deus, a Campanha da Fraternidade faz compreender que o ato de educar diz respeito à valorização da pessoa e sua condução pelo caminho reto. Para tanto, lembrou dos professores que na formação das pessoas, parabenizando pelo ofício e destacando o heroísmo e destacou o maior educador de toda a história foi Jesus Cristo.

“O grande é educador é nosso Senhor Jesus Cristo. Ele era chamado de Mestre não por uma convenção da época, mas porque, de fato, ensinava com sabedoria e autoridade. Jesus vivia o que ensinava e ensinava o que vivia e o que recebeu do Pai. Todos nós, como cristãos, devemos nos inspirar em Cristo Mestre, para transmitirmos a palavra de Deus aos irmãos, conforme Seu mandato apostólico: “Ide e ensinai”, mas também para sermos instrumentos dEle na transformação da vida dos nossos irmãos através de uma educação integral e frutuosa”.

Também citou os catequistas como grandes educadores, referenciou à família como a primeira educadora e disse que a Campanha da Fraternidade estimula a esta importante célula da sociedade a assumirem essa sublime e grave responsabilidade diante de Deus e da sociedade e participar de maneira pioneira e ativa na educação de seus filhos.

Trouxe ainda em seu discurso, uma menção de que a Diocese, sobretudo a cidade de Campina Grande, tem um grande potencial para a educação.

“Nossa Diocese e especialmente a cidade de Campina Grande, tem um grande potencial para educação. Sua história é marcada pelo destaque de grandes nomes nessa área e seu desenvolvimento se deve justamente ao fato do envolvimento dos campinenses no processo educativo. Não obstante, temos muito para avançar, quantitativamente, chegando com o acesso à educação a todos e qualitativamente, fazendo que essa educação seja integral e humanizada”, destacou.

E por fim locupletou: “Meus irmãos, tenho certeza que essa Campanha da Fraternidade de 2022, com o engajamento de todas as forças vivas de nossa Igreja, clero e leigos, com a participação das famílias e das instituições de ensino e com a comunhão de todos com a CNBB, o nosso Regional Nordeste II e a nossa Diocese, trará muitos frutos para a vida das pessoas e os seus resultados serão concretos com alcance para muitas gerações”, concluiu Dom Dulcênio.

Pascom Diocesana

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print