Aneel revisa nível da bandeira vermelha e aumento na conta de luz será menor

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alterou a bandeira tarifária aplicada às contas de luz no mês de setembro, nessa quarta-feira (4). A bandeira vermelha no patamar 2, inicialmente anunciada, foi substituída pela bandeira vermelha patamar 1, o que resultará em um aumento menor nas contas de energia dos consumidores.

A mudança ocorreu após a Aneel identificar uma correção nos dados fornecidos pelo Programa Mensal de Operação (PMO), administrado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com a Aneel, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) foi solicitada a revisar as informações e recalcular os valores, o que levou à mudança de patamar da bandeira tarifária.

A bandeira vermelha no patamar 1 implica um acréscimo de R$ 4,463 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Já a bandeira vermelha 2, que foi desativada, representaria um adicional de R$ 7,877 para o mesmo consumo.

A revisão foi feita após o ONS e a CCEE identificarem uma inconsistência nos dados utilizados anteriormente, relacionados à operação de uma usina termelétrica. Essa inconsistência impactou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é um fator importante para a definição das bandeiras tarifárias.

A Aneel também informou que irá iniciar processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes responsáveis pela elaboração do PMO e pelos cálculos das bandeiras tarifárias.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Dois suspeitos de roubo foram presos pela Polícia Militar no último sábado (31), no município de Monteiro, no Cariri paraibano. De acordo com informações do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), os suspeitos teriam roubado uma motocicleta na BR-412.

Após tomar conhecimento da ocorrência, as guarnições realizaram diligências ao longo da rodovia e conseguiram localizar e abordar os dois indivíduos. Durante a ação, os policiais também encontraram drogas em posse dos suspeitos.

Os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Monteiro, onde foram apresentados à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.