O 8º Som nas Pedras acontece neste sábado (21), a partir das 19h, no quintal do Memorial de Zabé da Loca, na zona rural de Monteiro, no Cariri paraibano. O evento faz parte da Rota Cariri Cultural e é realizado por empreendedores e artistas locais. Nesta edição terá um formato itinerante pelos outros pontos turísticos da Fazenda Santa Catarina e será finalizado no Terreiro de Zabé.
O coco, o reisado, o pífano, a gaita e a animação contagiante do povo da Fazenda Santa Catarina, em Monteiro, serão mostrados juntos em plena zona rural. Nesta edição especial, sete atrações diversificadas do Cariri paraibano mostrarão sua arte. São eles: o Reisado de Zabelê, Os meninos de Zabé, Laudivan Freitas, Trio de gaita com Mestre João de Amélia, Mazurca de Santa Catarina com Mestre Zé Preto, Manuel Domingos, Mané de Joana de Camalaú.
Segundo a produtora do evento, Josivane Caiano, todos os artistas estão ansiosos pelo evento, que será também um momento de reencontro entre os mestres e a os jovens moradores da Fazenda.
Madalena Arruda, gerente do Sebrae em Monteiro, disse que esta edição será especial também pela ausência física de Zabé da Loca, importante mestre que os acompanhou em diversas festas do Cariri e morreu no dia 5 de agosto deste ano. “A artista do Santa Catarina deixou sua história linda de vida para seu povo dar continuidade às artes locais. Através da Rota, surgiu a ideia do Memorial de Zabé, reunimos seus pertences e eles estão à mostra desde 2015, gerando centenas de visitas todos os anos. Neste local é também a nova escola de instrumentistas da Fazenda”, detalhou.
Som nas Pedras
Criado em junho de 2016, o Som nas Pedras já apresentou sete edições. O primeiro e o segundo evento foram, respectivamente, um recital com o poeta Pedro Soares e a música popular brasileira de Milton Dornelas, ambos artistas de João Pessoa. A 3ª edição trouxe Carim da Prata e Jabitacá, cantadores do Cariri. A 4ª edição mostrou a conterrânea do Cariri, a cantora Sandra Belê. A 5ª e 6ª edições do evento foram com Ju Vieira e Neguinho de Arcoverde (PE) e o projeto ACordaOSopro, com o mineiro Marcelo Fonseca e o baiano Rodrigo Sestrem, respectivamente.
Serviço
Condutores (DDD 83): Beato Vicente (99889-0103), Robson (99911-7312), Allison (99969-3346), César (99949-0950), Espedito (99918-6003), Benício (98652-3511), Philipe (99622-9150)
Com Ascom