Mais de 17 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na Paraíba, diz MS

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, no dia 19 de janeiro, a Paraíba já aplicou 17.190 doses de vacinas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. A primeira vacina distribuída e aplicada foi a CoronaVac. Chegaram ao estado 114.846 doses da vacina, na primeira remessa, e 16,6 mil na segunda remessa.

No último domingo (24), 36 mil doses da vacina fabricada pela Oxford/AstraZeneca também chegaram à Paraíba. A vacinação com essa nova remessa também foi iniciada. A Secretaria de Estado da Saúde não tem informações de quantas doses de cada vacina já foram aplicadas na Paraíba.

Do total de doses recebidas até esta quarta-feira, 167.446, a Paraíba vacinou apenas 10,2%, de acordo com os dados do MS. O plano de operacionalização da vacinação contra Covid-19 do Estado da Paraíba prevê vacinar 1.202.872 pessoas que compõem o grupo prioritário. Até esta quarta-feira (27), 1,4% desse total recebeu a primeira dose da vacina.

As primeiras vacinas foram destinadas para profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. Eles receberam a primeira dose e aguardam o prazo para a segunda dose, que já está armazenada na Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com a chegada da segunda remessa da CoronaVac, os idosos acima de 80 anos que estão acamados também passaram a ser prioridade para imunização.

Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação, que devem receber lotes de forma quase simultânea.

G1 PB/  Foto: Camila Lima/SVM

Por: KLEBSON WANDERLEY em 27 de janeiro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!