Desde as primeiras horas deste dia 08 de setembro, dia dedicado a Natividade de Nossa Senhora dos Milagres, o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres recebeu centenas de fiéis católicos e devotos que vieram em peregrinação de vários ‘recantos’ do Cariri paraibano até o encontro da virgem Mãe dos Milagres, em São João do Cariri.
Celebrações eucarísticas foram realizadas desde à meia-noite até o horário das 10 horas da manhã, com a realização da Missa Solene da Natividade de Nossa Senhora dos Milagres, que em momento foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada por demais Padres da Forania e da Diocese. Na ocasião, milhares de fiéis de todo o cariri paraibano lotaram o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e vivenciaram momentos ricos de fé e devoção.
Para além da sua participação, o Bispo rezou junto ao povo cristão, levou sua mensagem de paz aos devotos e disse estar feliz pela festa e por ver a fé daquele povo. O Bispo destacou em sua homilia a valiosa devoção do povo caririzeiro à Virgem Mãe dos Milagres e pediu aos fiéis, que não deixassem jamais de frequentarem o Santuário a fim de alcançarem e agradecerem por todas as Graças derramadas por intermédio de Nossa Senhora dos Milagres. Dom Dulcênio por fim, orou por todas as famílias que perderam seus entes queridos e foram atingidas de algum modo pela triste doença, a Covid-19.
“Te suplico Mãe Maria por todas as famílias que sofrem ainda com a dor da separação e que se desestruturam por algum motivo. É na Mãe, Nossa Senhora dos Milagres, que nosso povo procura inspiração. Exemplo e auxílio para seguir o Evangelho mais de perto. Na vida de cada dia, a cada momento de nossa profissão, continuada de fé. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo”, orou Dom Dulcênio.
Ao final da celebração, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, padre Assis Meira, agradeceu a presença do Bispo Dom Dulcênio e dos colegas padres, e externou a alegria de festejar mais uma abençoada Festa da Padroeira e vê no semblante de cada romeiro e fiel católico presente no Santuário, a tamanha fé e devoção do povo para com a Virgem Mãe dos Milagres.
Padre Assis Meira também agradeceu a presença das autoridades, entre elas a do Secretário Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, que esteve presente na manhã desta quarta-feira visitando o Santuário e na oportunidade, o reitor destacou a potencialidade do turismo religioso em São João do Cariri e que agora é reconhecida e intitulada como a ‘Cidade da Fé’.
A Paróquia Nossa Senhora dos Milagres é a mais antiga da Diocese de Campina Grande, sua fundação se deu em 1750 com os Padres Jesuítas. Por ser um ponto de peregrinação, devido ao Santuário Nossa Senhora dos Milagres, sua devoção é uma das maiores da região, fazendo da festa religiosa uma das mais visitadas do estado paraibano.
De Olho no Cariri
Fotos: Pascom Santuário