Devido à pandemia do Corona vírus, a Câmara Municipal de Vereadores de Gurjão decidiu realizar suas sessões quinzenalmente, com alguns vereadores participando em home office, por videoconferências. A última sessão foi realizada no último dia 4 de setembro de 2020, referente à quarta sessão ordinária do oitavo período. Na ocasião o vereador Alexsandro Cavalcante justificou sua ausência e os vereadores Adailson Coutinho, Robson Cordeiro e Niselma Martins participaram remotamente.
Durante a sessão, foi apresentado o Requerimento de Nº024/2020 em que o autor, vereador Diogo Coutinho, pede intervenção do poder executivo municipal junto ao Governo do Estado para a análise da possibilidade de realização de pavimentação asfáltica ligando as cidades de Boa Vista, Gurjão, Santo André e Taperoá. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Os vereadores Marcelo Farias e Júnior Morais receberam a colaboração de coautoria dos vereadores Gilberto Farias e Diogo Coutinho para assinarem o requerimento 23/2020 em que, juntos, pedem a inclusão dos Agentes Comunitários de Saúde na relação de servidores que recebem gratificação por ações de prevenção e combate ao Corona vírus. A matéria foi aprovada por unanimidade.
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-PREFEITO JOSÉ CARLOS VIDAL
Durante a sessão, a Câmara prestou homenagem ao ex-prefeito do município, José Carlos Vidal, falecido recentemente. As palavras honrosas dos vereadores presentes, as lembranças dos importantes feitos do ex-prefeito e a exaltação do homem público que foi, foram motivadas pelo requerimento de voto de pesar, de autoria do vereador Cláudio Marcelo e assinado em coautoria por Gilberto Farias, Diogo Coutinho e pela presidente da Casa, Elizete Farias.
Como justificativa, a matéria traz uma breve biografia do homenageado: “José Carlos Vidal nasceu em 13 de dezembro de 1944. O primogênito dos quatro filhos do Senhor Carlos Vidal de Negreiros e da Senhora Ana Matias da Silva. Natural da cidade de Gurjão-PB, saiu rumo a Campina Grande ainda na adolescência para estudar e lá concluiu um curso técnico de serralharia. Seguiu então para a cidade de Patos, onde ministrou aulas de serralharia em oficinas. Após voltar para Campina Grande, foi gerente da PIB GÁS e, logo após, iniciou sua vida como empresário, montando uma churrascaria em Patos. Foi nessa época que conheceu Eneide Gonçalves, com quem se casou e constituiu família. Mais tarde chegaram os filhos Carlos José, André e Jéssica. Com sua visão de empreendedor, ele foi para João Pessoa e montou a DEFESA ENGENHARIA (empresa de paisagismo). No ano de 1996 decidiu ingressar na carreira política com o propósito de ajudar no desenvolvimento de sua cidade natal. Foi eleito vice-prefeito ao lado do, na época prefeito, Inácio Caluête. No ano de 2000 foi eleito prefeito, reelegendo-se em seguida. Manteve-se, então, como prefeito por dois mandatos, até o ano de 2008. Durante esse período, foi presidente da AMCAP (Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibanos) de onde trouxe muitas vantagens, não só para Gurjão, como para outros municípios. Exemplo disso é o campus da UFCG instalado em Sumé, rendendo-lhe o título de cidadão sumeense por isso. José Carlos foi honrado e integro, sempre se esforçou para ajudar o próximo. Bom filho, bom marido, bom pai, bom amigo. No último dia 27 de agosto, o idealista e visionário gestor retornou à Pátria Espiritual, deixando o exemplo e a saudade no coração daqueles a quem conquistou ao longo de sua vida.”
Como já se esperaria, pela importância da matéria, o requerimento foi aprovado por unanimidade.
CONCURSO PÚBLICO
O Poder Executivo enviou à Câmara o Projeto de Lei Nº 021/2020 que altera o número de cargos em concurso público realizado no município no dano de 2017. De acordo o PL, as regras que regem o concurso, que ainda encontra-se em validade, sofre alteração, alterando o número de vagas e tendo os candidatos que não foram classificados quanto ao número de vagas delimitado no certame não serão considerados eliminados, podendo então serem chamados caso haja a necessidade de vagas no município.
O Projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores que participaram da sessão presencialmente ou de forma remota.
REQUERIMENTO REJEITADO
O vereador Diogo Coutinho também foi autor do Requerimento Nº 025/2020 em que pede reativação do sistema de abastecimento de água no município, via Transposição do Rio São Francisco, pelo Governo do Estado. O requerimento não conseguiu ser aprovado por ter tido quatro votos contra. Votaram contra a matéria os vereadores Marcelo Farias, Gilberto Farias, Robson Cordeiro e Niselma Martins. A principal justificativa pelos votos contrários é o histórico de problemas de abastecimento quando da utilização desse sistema de abastecimento solicitado pela matéria.
De Olho no Cariri
Com Portal Web 230