Sérgio Moro presta depoimento à Polícia Federal neste sábado em Curitiba

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vai prestar depoimento neste sábado (2) na Polícia Federal, em Curitiba (PR). Moro será questionado sobre as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares.

As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana.

O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, que preside a investigação.

Nesta quinta-feira (30) Celso de Mello determinou que Moro fosse ouvido em 5 dias, atendendo a pedido de parlamentares. O prazo anterior dado pelo ministro era de 60 dias.

O inquérito foi autorizado pelo STF e vai investigar se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

Acusações de Moro

Mensagens trocadas pelo ex-ministro e reveladas pelo Jornal Nacional mostram que a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) tentou convencer Moro a permanecer no cargo, em meio à polêmica envolvendo a troca de comando da Polícia Federal.

A parlamentar se ofereceu para tentar convencer o presidente da República a indicá-lo para uma vaga de ministro do STF. Moro deixou o governo após Bolsonaro ter demitido o delegado Maurício Valeixo do comando da PF.

O pedido de redução do prazo para que Moro fosse ouvido foi enviado ao STF na tarde de quinta-feira (30) por três parlamentares: o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

“A gravidade das acusações dirigidas ao presidente da República, em nosso entendimento, somada à grave crise política pela qual atravessa o país, leva a crer que o prazo de 60 (sessenta) dias para a realização da diligência em tela pode se demonstrar excessivo, mormente porque o prolongamento da crise política resulta em prejuízos para o combate às concomitantes crises na Saúde e na Economia. Nesse sentido, a elasticidade do prazo concedido pode redundar em iminente risco de perecimento das provas”, argumentaram os congressistas.

G1 – Foto: Walla Santos

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O resultado das eleições deste domingo (4) foi comemorado pelo grupo político liderado pelo prefeito de Livramento, Nananda Barbosa. Ao lado dos vereadores Lucenildo Rodrigues, Júnior de Durval, Islanna Barbosa, Valdomiro e Cassiano, o gestor agradeceu à população pela votação expressiva alcançada no município pelos candidatos apoiados pela base governista.

Durante a campanha, o grupo intensificou a presença nas comunidades e manteve contato direto com os moradores, apresentando os nomes escolhidos para representar o projeto político defendido pela gestão municipal.

A articulação envolveu apoio a Wellington Roberto, Adriano Galdino, João Azevêdo, Veneziano e Lucas Ribeiro. Todos saíram vitoriosos das urnas na Paraíba, resultado que foi recebido pelo grupo como demonstração da força das alianças políticas construídas e da confiança dos eleitores de Livramento.

Segundo os vereadores, a campanha foi marcada principalmente pelo trabalho de proximidade, com visitas às famílias, conversas nas comunidades e apresentação das parcerias mantidas com lideranças estaduais e nacionais.

“A nossa palavra hoje é de gratidão. Agradecemos a cada família que nos recebeu, a cada pessoa que ouviu nossa mensagem e, principalmente, a cada livramentense que confiou nos candidatos que apresentamos. Nós nos colocamos à disposição, fomos às ruas, às comunidades e às casas, e a população respondeu de forma muito bonita e expressiva”, destacaram os parlamentares.

Para o prefeito Nananda Barbosa e sua base na Câmara Municipal, o resultado também aumenta a responsabilidade do grupo em transformar a força política demonstrada nas urnas em novas ações para Livramento.

A expectativa é de que, com a manutenção e o fortalecimento dessas alianças, o município possa ampliar a busca por recursos, obras, investimentos e projetos nas mais diversas áreas.

Encerrado o período eleitoral, o prefeito e os vereadores afirmam que o foco volta-se integralmente para a administração municipal e para o trabalho junto à população. O grupo reforçou que seguirá unido na defesa dos interesses de Livramento e na articulação por novas conquistas para o município.

De Olho no Cariri