Com chuvas no Cariri e cheia no Rio Taperoá, Açude de Boqueirão tem aumento de 45 centímetros na lamina d’água

As fortes chuvas que vêm caindo na região do Cariri paraibano têm proporcionado um significativo acúmulo d’água no açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), manancial responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios da região.

De acordo com dados coletados pelo engenheiro agrônomo Isnaldo Costa,no início da manhã desta segunda-feira (02), o açude de Boqueirão, como é mais conhecido, recebeu um grande aporte hídrico de de 6.401.666 m³, o que permitiu um aumento de 45 centímetros em sua lâmina d’água.

O manancial apresentou um volume significativo de água recebendo 106.861.851 m³, estando atualmente com 22,9% de sua capacidade.

O Boqueirão é um dos maiores reservatórios do Estado e continua recebendo águas do Rio Taperoá, que continua cheio e levando mais água. A capacidade total do manancial é de 436 milhões metros cúbicos, que abastece 20 localidades, sendo 18 municípios e dois distritos de Campina Grande, cidade que tem o maior consumo dessas águas.

De Olho no Cariri

Com Isnaldo Costa e Pedro Honório

Foto: Aesa

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de dois homens e na apreensão de cerca de 60 galos utilizados em rinhas, além de um cão da raça pitbull, encontrado em situação de maus-tratos, na zona rural de Boqueirão, no Cariri paraibano.

A ação aconteceu nesta terça-feira (6), no Sítio Alagamar, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação de homicídio qualificado. No local, os policiais encontraram os animais e constataram as condições de maus-tratos.

O responsável pelos animais foi autuado por maus-tratos e também por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Militar, foram lavrados dois autos de infração ambiental, que somam 488 UFRPBs, equivalente a R$ 36.175,44.

Ainda conforme as informações policiais, o homem já responde por crimes como homicídio e tráfico de drogas.

Durante a mesma operação, um segundo investigado foi preso em flagrante após os policiais encontrarem uma motocicleta com sinais identificadores adulterados.

Após os procedimentos, os dois presos foram encaminhados para a Central de Polícia de Campina Grande e permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

De Olho no Cariri