O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, falou, nesta quarta-feira (26), sobre o primeiro caso suspeito no Estado do novo coronavírus.
Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, Medeiros informou que o caso é de um homem que voltou da Itália recentemente.
Estamos com um caso suspeito na Paraíba. Um paciente internado no Hospital Clementino Fraga oriundo do norte da Itália e que apresenta sintomas. Esse paciente está sendo conduzido com antiviral e o raio x já mostra uma pneumonia. É um homem de 59 anos, ainda na viagem referiu coriza, febre e desconforto respiratório. Já foram colhidas as amostras e, brevemente, teremos uma definição se é ou não o coronavírus – disse.
Como medidas preventivas contra a disseminação da doença, o governo estadual informou que preparou profissionais da saúde para diagnosticarem possíveis casos.
– A Secretaria Estadual de Saúde tem se preparado. Já foram treinados os profissionais de saúde, principalmente os das nossas emergências para que haja um grau de suspeição elevado. A partir do momento de um caso suspeito, essa pessoa tem que ser isolada imediatamente para não contaminar as pessoas dentro do ambiente hospitalar – concluiu.
PB Online