Rio Paraíba volta a receber águas da Transposição do Rio São Francisco; VEJA NAS IMAGENS

As águas da transposição do São Francisco adentraram na Paraíba na noite desta terça-feira, e na tarde desta quarta-feira águas chegaram no Rio Paraíba em Monteiro nesta quarta-feira (20).  A retomada do bombeamento para o estado já havia sido prevista pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no início deste mês.

Uma grande parte da população esteve no local para prestigiar a tão esperada volta das águas que devem seguir para o Açude de Boqueirão para abastecer diversas cidades, entre elas Campina Grande que já sofre com o racionamento há algumas semanas.

De acordo com Lêda Silva é com muita alegria que a população recebe o retorno das águas “É uma alegria muito grande ver as águas do Chico voltando a Monteiro, todo mundo estava ansioso por isso”.

Sobre o volume que chega a Monteiro, o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, diz que ainda não é possível dizer qual o volume de vazão que foi retomado, mas a expectativa é de que isso seja identificado até segunda

Ainda segundo o presidente da Aesa, assim que a vazão chegar a um volume razoável haverá recarga do açude de Poções, em Monteiro, que atualmente está em situação crítica, com apenas 2,55% de armazenamento.

“Assim que essa vazão atingir uma constante, Poções receberá recarga. Após isso, a recarga irá ser feita em Camalaú e depois será liberada água para Boqueirão”, disse Porfírio.

Confira as chegadas das águas em Monteiro trazidas pelo Portal De Olho no Cariri:

Problemas no bombeamento

Desde fevereiro, a Paraíba vem enfrentando interrupções no bombeamento da transposição do São Francisco. Em agosto, o MDR chegou a reiniciar o bombeamento, mas houve necessidade de paralisação por conta de um problema no reservatório de Cacimba Nova, em Sertânia, Pernambuco.

De Olho no Cariri

Com Portal Correio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print