OAB Cariri realiza ato em São João do Cariri e cobra do TJPB a permanência das comarcas

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) deverá avaliar a proposta de fechamento de Comarcas da Justiça Estadual na sessão desta quarta-feira (16). Se isso ocorrer as comarcas desinstaladas devem ser aglutinadas.

Em luta conta essa proposta a Subseção da OAB Cariri realizou nesta terça-feira (15) um ato na cidade de São João do Cariri que contou com a presença de advogados de São João do Cariri, Gurjão, Sumé e Monteiro, além de autoridades do município, servidores da justiça e representantes da sociedade.

A Presidente da Subseção da OAB Cariri, Taua Domiciano destacou que a Ordem mantém o mesmo entendimento de “nenhuma comarca a menos” e mesmo caso haja a decisão pelo fechamento das comarcas nesta quarta-feira a OAB continuará na luta, inclusive levando um contraponto da decisão a instâncias superiores.

O Advogado Wanderley Barreto falou em seu discurso que é lamentável que o TJPB mantenha essa proposta que somente trará prejuízos a população. Ele lembrou que a gestão municipal de São João do Cariri desde o início desse processo vem se colocando a disposição de contribuir ainda mais para que a comarca da cidade seja mantida.

Medida fere a Constituição Federal

Segundo o presidente da Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas do Poder Judiciário da Paraíba (ASTAJ-PB), José Ivonaldo, a medida proposta pelo presidente do TJ/PB, sob a frágil alegação de contenção de despesa, fere o direito de acesso da população à Justiça, consagrado no artigo 5º, XXXV da Constituição Federal.

Informações Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

E se uma pedalada pudesse levar você muito além dos quilômetros percorridos? No FLIBARRA 2026, a bicicleta será o passaporte para uma experiência que reúne história, cultura, natureza, literatura e os sabores de Barra de São Miguel.

No dia 1º de novembro, acontece o Pedal Literário 2026, com um percurso de 30 quilômetros pela Rota dos Casarões, preparado para quem quer conhecer o município por novos caminhos e descobrir histórias que fazem parte da identidade local.

Ao longo do trajeto, os participantes passarão por cenários marcados pelos antigos casarões, conhecerão histórias relacionadas ao cangaço, ouvirão lendas de botijas e terão contato com elementos da cultura e das tradições de Barra de São Miguel.

E o percurso ainda reserva uma parada especial: a Fazenda Coruja, conhecida pelos seus queijos de cabra gourmet. Uma oportunidade de pedalar, conhecer lugares, ouvir histórias e ainda experimentar um pouco dos sabores da terra.

Mais do que um passeio de bicicleta, o Pedal Literário propõe uma maneira diferente de vivenciar Barra de São Miguel, transformando cada trecho do caminho em parte da experiência do FLIBARRA.

O kit custa R$ 50,00 e as informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98686-2050, com João de Inês.

Marque na sua agenda e venha viver o Pedal Literário 2026!

1º de novembro

Rota dos Casarões

30 km de percurso

Kit: R$ 50,00

As inscrições já estão abertas! Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência.

Faça sua inscrição no Pedal Literário 2026

O Pedal Literário integra a programação do FLIBARRA 2026, que acontece de 5 a 7 de novembro, com o tema “Onde todas as vozes florescem.”

Prepare a bike e venha pedalar a história de Barra de São Miguel!