Cidade de Caraúbas é inserida, mais uma vez, no mapa do turismo do Brasil

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria do Turismo, da Cultura, do Desporto e do Lazer recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 19 de Agosto a notícia da sua inclusão pelo segundo ano consecutivo no Mapa do Turismo do Brasil, programa diretamente ligado ao Ministério do Turismo e da Secretaria Executiva de Turismo do Estado da Paraíba.

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, dividido em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

A secretária do Turismo, Silvana Myllena, comemorou bastante essa inclusão por saber da luta que foi para conseguir permanecer na categoria E do Mapa Turístico do Brasil. Quero aqui agradecer à Deus primeiramente e depois a grande colaboração da SEPLACOM – Secretaria do Planejamento, Comunicação e Gestão na pessoa do jornalista Eduardo Belo, titular da pasta, que sempre nos orientou a buscar o caminho certo a ser trilhado, afirmou ela.

Em 2017, conseguimos entrar pela primeira vez no Mapa do Turismo do Brasil e graças a essa inserção Caraúbas está sendo contemplada com recursos do Ministério do Turismo para a infraestrutura turística. Estamos com mais de 60% das obras dos portais de acesso a cidade concluída, iniciamos a Reforma do Mercado Público e iniciaremos em breve a obra do Balneário Cangati, todas com recursos oriundos do Turismo, disse Myllena.

Segunda ela, ainda precisamos avançar muito em outras áreas, principalmente, no comércio, transporte e setor hoteleiro. Mas já iniciamos esse processo em parceria com outras secretarias, a exemplo da própria SEPLACOM, da Assistência Social, da saúde e de Obras Públicas e Serviços Urbanos. Não tenho dúvida que iremos fomentar o processo de geração de emprego e renda e melhorar a infraestrutura de Caraúbas para recebermos bem o turista, concluiu ela.

O secretário do Planejamento do município, jornalista Eduardo Belo, agradeceu a parceria com a SETur e disse que esse é apenas o primeiro passo. Precisamos construir juntos uma governança, temos muitos lugares e histórias para mostrar. Nossa riqueza é muito maior do que muitos conhecem, afirmou ele.

Com Seplacom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), deflagrou, nesse domingo (11), a Operação Oplotheke, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Soledade.

A ação faz parte de uma investigação sobre a destinação do acervo de armas de fogo de um atirador desportivo, caçador e colecionador (CAC) falecido recentemente.

De acordo com as investigações, o filho do falecido, um advogado que reside no município, mantinha armas e munições sob sua guarda sem a devida comunicação do óbito aos órgãos competentes ou a adoção das providências legais para a destinação do armamento.

Durante as buscas na residência do investigado, os policiais civis apreenderam duas espingardas, sendo uma calibre 12, registrada em nome do falecido; e outra com a numeração suprimida. Também foram encontradas diversas munições de uso restrito, incluindo calibres 762, 9 mm, .357 Magnum e .45 ACP, além de munições de calibres .380, 12 e .22 e insumos para recarga.

Dos aproximadamente dez armamentos cadastrados em nome do falecido junto à Polícia Federal, apenas uma arma foi localizada durante a ação. O paradeiro das demais armas e a origem das munições apreendidas seguem sob investigação.

O advogado foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo com numeração suprimida e munições de uso restrito. Em razão da condição profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi formalmente comunicada para acompanhar o procedimento, assegurando as prerrogativas legais da advocacia. Diante das circunstâncias da ocorrência, não foi arbitrada fiança na esfera policial.

O nome da operação, Oplotheke, tem origem grega e remete à ideia de depósito ou arsenal de armas, em referência ao conjunto de armamentos e munições mantido irregularmente e apreendido durante a ação policial.

Acervo de armas de fogo de CAC

O administrador da herança ou inventariante tem o prazo de 90 dias para comunicar o óbito do CAC (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) à Polícia Federal ou ao Exército Brasileiro. 

A arma deve permanecer sob a guarda do administrador ou curador em um local seguro, mas ela não pode ser usada ou portada por herdeiros sem a devida regularização. Manter arma registrada em nome de falecido sem processo sucessório é crime (Art. 12 do Estatuto do Desarmamento, conforme entendimento do STJ).

De Olho no Cariri

Com ClickPB