CARIRI ARTÍSTICO: Congo realiza 1ª Mostra Cultural durante Festa de Santana, neste sábado

A cidade do Congo, no Cariri da Paraíba, está preparando uma festa com diversas atrações artísticas para os moradores e turistas. É a 1ª Mostra Cultural da cidade, que será realizada durante a Festa de Santana, padroeira do município. A Mostra será apenas no sábado (27) e terá o mercado central como local de apresentações.

Dez expositores apresentarão suas artes durante a Mostra. Haverá um trio de forró animando o evento, que será num local onde é realizado outro evento cultural, com público formado, o mercado central.

Neste sábado da Mostra, Gilson Sanfoneiro estará tocando e cantando para os participantes. O artesanato de vassouras confeccionadas de garrafas pets e a renda Renascença (bastante presente em todo o Cariri devido as artesãs que mais produzem estas peças francesas no Brasil morarem no local), estarão à venda.

Segundo a coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, Fátima Pereira, a Mostra é também parte das ações da Rota Cariri Cultural, desenvolvida pelos empreendedores do Turismo da região. “Várias cidades estão presentes com suas peças na Mostra, como os trabalhos com mosaico e com escama de peixe, de Camalaú, o artesanato em madeira de Caraúbas, artefatos do couro de bode de Cabaceiras e não poderia faltar o crochê, as bonecas de pano, as colchas de fuxico e retalhos da cidade anfitriã, o Congo”, afirmou.

Gastronomia – A cidade do Congo é conhecida também pela culinária regional, que não vai faltar durante a Mostra. Segundo Fátima, haverá barracas e estandes com galinha a cabidela, feijão verde, peixe cosido ou frito, bode assado ou guisado e uma mousse de umbu que vem sendo bastante elogiada pelos visitantes.

Fátima informou que a equipe está esperando milhares de visitantes durante o dia da Mostra, devido às visitas comuns à festa da padroeira. “Primeiro, realizamos neste mesmo local a ‘Quinta cultural’ e gostamos do resultado. Daí, pensamos em fazer essa mostra cultural na festa da padroeira, data em que os filhos ausentes do Congo vêm visitar a cidade”, declarou.

RCC – O trabalho de união entre os municípios em prol do desenvolvimento territorial através dos produtos associados ao Turismo é a marca da Rota Cariri Cultural, que iniciou em 2015, na cidade de Monteiro. “Estamos também fazendo um intercâmbio entre os municípios mais próximos, que irão expor seus artesanatos e gastronomias. Nós organizamos toda a mostra em mesas ornamentadas com xita, o tecido que simboliza a feira livre. Então, foi tudo muito bem planejado, arrumado e com carinho para receber as pessoas que gostam da arte do Cariri”, concluiu.

Informações Valdívia Costa/ PB Debate

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print