Curta Rasga Mortalha de São Domingos do Cariri está concorrendo no Fest-Aruanda

Mais uma vez o Fest-Aruanda entra em cartaz e transforma João Pessoa na capital do cinema brasileiro durante sete dias. Será de 6 a 12 de dezembro, com patrocínio Master do Grupo Energisa, co-patrocínio do Armazém Paraíba, chancela da Universidade Federal da Paraíba e apoio da Rede Nord. A décima terceira edição do Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro será realizado nas modernas e sofisticadas salas da Rede Cinépolis (Manaíra Shoppping), com entrada franca.

Com ‘recorte musical’, a edição do Fest Aruanda deste ano contará com longa-metragens cujo tom será marcado por nomes como a saudosa cantora Clementina de Jesus, o cantor Wilson Simonal, o sambista de São Paulo Adoniran Barbosa, além da batida do maracatu pernambucano, do rock de Raul Seixas e dos blues de Ângela Roro do início da carreira, nos anos 1970. Com homenagem póstuma ao diretor Roberto Farias, o evento será encerrado com filmes em que o cantor Roberto Carlos atuou como ator entre 1968 e 1971. Outros homenageados desta edição será a atriz (e diretora) Patrícia Pillar e o ator Chico Díaz.

“A música sempre foi um sintoma de resistência, no Brasil e no mundo, e o festival, esse ano, tem essa linha curatorial, filmes pautados pela música brasileira. Tivemos uma safra muito boa em 2018, de filmes  musicais, sobre artistas e gêneros, daí que decidimos lançar mão desses títulos, fazendo um recorte curatorial em cima dos mesmos”, disse o curador do festival, jornalista Amilton Pinheiro.

O ator, chargista e humorista Cristovam Tadeu também terá homenagem póstuma em dia da estreia do filme ‘Beiço de Estrada’, de Eliezer Rolim, onde fez sua última participação como ator antes de sua prematura morte.

Este ano, a festival recebeu um número recorde de inscrições. Foram 521 filmes inscritos, entre curtas de ficção, documentários e filmes de animação, além das categorias de TV Universitária. Serão, ao todo, 21 filmes, sendo 13 ficções e 8 documentários em longa-metragem. Para a noite de abertura, o longa-metragem ‘Todas as canções de amor’, da diretora Joana Mariani, será a atração principal da noite em que também o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) entregará o troféu Memória Viva do Cinema Paraibano ao jornalista e escritor Wills Leal.

Fest-Aruandinha – Neste ano, a Energisa realiza o II Fest Aruandinha – Cinema, Educação e Literatura Infanto-Juvenil, com exibição de filmes em curta e longa-metragem voltados para esse público, na Usina Cultural/Energisa, de 1º a 5 de dezembro com entrada franca em todas as sessões.

Programação – Com entrada franca e uma programação que inclui exibição de filmes, debates, oficinas e homenagens, esta edição do Fest Aruanda também divide a programação com entre a Rede Cinépolis, do Manaíra Shopping, e o Hotel Nord Luxxor. Os filmes terão  sessões das 14h às 23hs nas salas Macro XE 9 (solenidades de abertura e encerramento) e Sala 6 (no período de 7 a 11).

Com Ascom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print