Enem dividido muda estratégia para resolver prova, dizem professores


Além de ser aplicado em dois domingos (5 e 12 de novembro) pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino (Enem) de 2017 também terá mudanças na divisão das disciplinas. Agora as provas serão separadas basicamente entre ciências humanas e exatas. Professores dão dicas de como reorganizar o tempo e montar suas estratégias para a prova..

No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Nos anos anteriores, a divisão era a seguinte: ciências humanas e ciências da natureza no primeiro dia; e matemática, linguagens e redação, no segundo dia.

Benefícios x prejuízos

Para Ademar Celedônio, diretor de ensino e de inovações educacionais do SAS, pedagogicamente essa divisão atrapalha mais do que ajuda o “cognitivo” do aluno.

Para Edmilson Motta, coordenador geral do Grupo Etapa, as provas ficam mais cansativas, porém, algo que pode ser positivo para os participantes, é que, provavelmente, eles terão mais tempo para a redação. “Do mesmo modo, é razoável acreditar que muitos terão problemas para concluir a prova do segundo dia.”

Para Motta, no entanto, nos simulados aplicados não foi possível notar alterações perceptíveis de nota quando comparamos com os simulados aplicados no ano passado.

Estratégias para a prova

Edmilson Motta diz que durante a semana que antecede as provas, os participantes devem fazer as revisões específicas das disciplinas cobradas daquele domingo. Já para Gilberto Alvarez, professor e diretor executivo do Cursinho da Poli, para esta reta final, assim como na semana entre as duas provas, é fundamental que o aluno se preocupe menos com o fato de revisar e absorver o conteúdo, e tente diminuir a ansiedade.

Para a hora da prova, a dica de Motta é fazer mais ou menos metade de cada prova na primeira metade do tempo total do exame.

Márcio Guedes aconselha o aluno a começar a prova pela redação, fazendo um rascunho inicial, e depois seguir para as questões, eliminado as fáceis e isolando as mais complexas. “Na sequência, o estudante pode finalizar a redação e se envolver com as questões que deixou para o fim da prova – sempre sem esquecer de separar o tempo necessário para o preenchimento do gabarito.”

No segundo domingo, segundo ele, estudante poderia, por exemplo, seguir transitando entre um grupo de questões de exatas e um grupo de questões de biológicas, o que o ajudaria a não sobrecarregar o raciocínio.
Com G1

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