Campus da UFCG em Sumé inicia Curso de Formação Continuada de Educadores

O Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica (NUPEFORP) da Unidade Acadêmica de Educação do Campo/Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,  Diversidade e Inclusão (SECADI), inicia a partir do mês de outubro no Campus de Sumé-PB, o “Curso de formação continuada para educadores (as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas do Campo e Coordenadores/as Pedagógicos” que atuam junto a estas escolas através do Programa Escola da Terra.

A formação continuada tem como público alvo educadores, gestores, coordenadores pedagógicos que atuam com educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas do campo. São oferecidas 200 vagas distribuídas por 14 municípios do Território do Cariri Paraibano.

O curso (com carga horária total de 180 horas) é uma proposta que tem como finalidade ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na Educação do Campo, em classes multisseriadas, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades das suas populações, de qualidade e em conformidade com as Diretrizes Curriculares para as Escolas do Campo e a Educação Quilombola.

O objetivo é promover a formação de educadores/as do campo na perspectiva da convivência com o Semiárido brasileiro, mediante curso de aperfeiçoamento, contribuindo com a construção de uma compreensão da educação nas suas múltiplas implicações social, econômicas, políticas, culturais e ambientais na região, de forma a serem capazes de construir práticas educativas pedagógicas contextualizadas no âmbito das classes multisseriadas.

As aulas do curso acontecerão de outubro de 2017 a abril de 2018, às sextas-feiras e sábados, das 8h às 17h. Serão divididas em Módulos e Oficinas que serão realizadas na UFCG/CDSA-Campus Sumé.

A seleção será realizada pela Secretaria de Educação dos Municípios, conforme os critérios de perfil e número de vagas por município.

Contextualização, Agroecologia, Interculturalidade, Auto-organização, Investigação-ação e convivência com o semiárido serão os fundamentos político-pedagógicos e metodológicos que orientarão o processo de formação no Programa.

O curso funcionará com a metodologia da alternância que consiste num Tempo de Aula na universidade e um período de atividades em escolas do campo no Tempo Comunidade, onde os cursistas desenvolverão projetos de pesquisa e extensão em comunidades e escolas do campo.

O curso será coordenado por uma equipe de professores do CDSA: Filipe Gervásio Pinto da Silva, Denise Torres Xavier e Emilson Garcia.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail escoladaterracariri@gmail.com ou através dos contatos (81) 99796-6766 – professor Filipe Gervásio ou 3353-1850 (procurar a coordenação).

 

Com Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print