As pegas de bois realizadas no município de Zabelê, no Cariri paraibano, é tema de uma exposição fotográfica do fotógrafo Antônio Ronaldo. As fotografias reunidas na exposição intitulada “Pega de boi em Zabelê” estão expostas na Galeria do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. A curadoria é de Carmem Sheilla.
As “pegas” de bois na Paraíba tiveram origem com o ciclo do gado no Nordeste, a chamada civilização do couro, povos que a princípio moravam no litoral, mas não tinham espaço nem vocação para a monocultura da cana de açúcar. Essas pessoas foram subindo os rios que cortam o Estado e se estabeleceram nos cariris velhos criando gado solto nas Caatingas. O vaqueiro é aquele homem destemido que montado em possantes cavalos e encourados da cabeça aos pés, buscam em meio a um ambiente hostil as reses desgarradas das boiadas de seu patrão.
Os campinenses e turistas que estão participando dos festejos juninos na cidade podem prestigiar as obras que ficarão expostas na Galeria de Artes Irene Medeiros, até o dia 02 de julho. A entrada é gratuita e a visitação ocorre de terça-feira a sábado das 08 horas às 12 horas e de 13 horas às 21 horas.
De Olho no Cariri
Com Ascom