TCE inicia capacitação de Prefeituras e Câmaras

tce-800x530O Tribunal de Contas da Paraíba vai realizar, na próxima quarta-feira (11), a partir das 8h30, o primeiro da série de seis encontros para capacitar representantes de Prefeituras e Câmaras Municipais ao uso do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Sistema Eletrônico de Tramitação de Processos (Tramita) e Portal do Gestor.

São ferramentas sem as quais prefeitos e presidentes de Câmaras não poderão enviar ao Tribunal seus balancetes, licitações, contratos, obras, concursos, atos de gestão de pessoal e Prestação de Contas Anual (PCA).

Os trabalhos ocorrerão, em duas etapas, no período de 11 a 13 e, em seguida, de 24 a 27 deste mês, após inscrições feitas, previamente, no Portal do TCE, de acordo com ofício já a todos remetido pelo presidente em exercício da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Todos os treinamentos, no Plenário Ministro João Agripino Filho, estarão a cargo da equipe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas (Astec). O primeiro deles, na próxima quarta-feira, tem como tema “Balancetes e PCA” e, como público alvo, contadores e advogados de Câmaras e Prefeituras.
O atendimento prosseguirá da seguinte forma. Dia 12: “Licitações e Obras”, para assessores técnicos de prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores responsáveis por essas informações. Dia 13: “Concursos e Benefícios Previdenciários”.

Os temas serão repetidos, em segunda etapa, nos dias 24, 26 e 27. As Prefeituras e Câmaras podem indicar, cada uma, o máximo de dois representantes por curso, conforme esclarece a direção da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do TCE coordenado pelo conselheiro Marcos Costa.

De Olho no Cariri

Com TCE

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (22) mostra como está a disputa pela Presidência da República no 1º turno entre os eleitores da Paraíba. O levantamento foi encomendado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Veja, abaixo, os resultados da pesquisa estimulada, em que a Quaest mostra a lista de candidatos aos eleitores entrevistados. A pesquisa traz o nome do candidato Leonardo Avalanche (PRTB) que substituiu Pablo Marçal (PRTB), e por isso não estava no levantamento anterior.

Veja o cenário de primeiro turno

  • Lula (PT): 54% (eram 50% em 25/8)
  • Flávio Bolsonaro (PL): 23% (eram 21%)
  • Escritor Augusto Cury (Avante): 6% (era 1%)
  • Ronaldo Caiado (PSD): 2% (eram 3%)
  • Renan Santos (Missão): 1% (eram 2%)
  • Romeu Zema (Novo): 0% (era 1%)
  • Samara Martins (UP): 0% ( era 1%)
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 0% (era 0%)
  • Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0% (era 0%)
  • Edmilson Costa (PCB): 0% (era 0%)
  • Clariana Barão (DC): 0% (era 0%)
  • Hertz Dias (PSTU): 0% (era 0%)
  • Leonardo Avalanche (PRTB): 0% (antes não disputava)
  • Branco/nulo/não vai votar: 7% (eram 13%)
  • Indecisos: 7% (eram 8%)

Veja, agora, o cenário de segundo turno entre Lula e Flávio

  • Lula (PT): 60%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 26%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 10%
  • Indecisos: 4%

Para 89% dos eleitores ouvidos no levantamento, a escolha do candidato é definitiva. Eram 82% na pesquisa anterior. Outros 11% dizem que ainda podem mudar o voto até as eleições, em 4 de outubro. Eram 18% na pesquisa anterior.

A Quaest ouviu 804 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 18 e 21 de setembro de 2026. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no TSE é PB-01325/2026.

Aprovação e avaliação do governo Lula

Aprovação do governo

  • Desaprova: 32% (eram 35% em 25/08)
  • Aprova: 62% (eram 61%)
  • Não sabe/não respondeu: 6% (eram 4%)

DE OLHO NO CARIRI

Com G1 Paraíba