DPU faz recomendações a instituições ocupadas por estudantes e prega diálogo

14900325_1808020789479233_3883011071940305424_nA Defensoria Pública da União na Paraíba expediu nesta terça-feira (8) recomendação para as instituições federais de ensino do Estado sobre o tratamento que deve ser dado aos estudantes que participam do movimento de ocupação na rede federal. O documento, elaborado pelos defensores regionais de Direitos Humanos do órgão, foi enviado para o ministro da Educação e aos reitores e diretores de universidades e institutos federais do país. A DPU diz que reitera a necessidade de diálogo com os manifestantes e reprova medidas como a identificação e punição dos envolvidos. Confira aqui a lista de locais ocupados na Paraíba e em outros estados.

Além de recomendar que os dirigentes públicos e acadêmicos empreendam o diálogo com os ocupantes e garantam a presença de assessoria jurídica aos estudantes, o documento enviado ao Ministério da Educação também orienta que não pratiquem nem solicitem medidas que prejudiquem a salubridade e habitabilidade dos estabelecimentos ocupados (como o corte de água e luz) ou promovam ato de desocupação sem estrita obediência à legalidade e sem haver prévia autorização judicial para a reintegração. Foi dado prazo de 10 dias para atendimento das orientações.

Na Paraíba, os campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Areia e Bananeiras estão ocupados há uma semana. Em João Pessoa, a mobilização foi iniciada nessa segunda-feira (7), no Centro de Vivências. No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a ocupação dos alunos nos campi de João Pessoa e Cabedelo já dura mais de vinte dias. Estudantes do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé estão mobilizados desde o dia 3 de novembro. Em todo Brasil, já são mais de 1.100 escolas e institutos federais ocupados. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), mais de 171 universidades federais e estaduais aderiram ao movimento.

Nesta terça-feira, um grupo de estudantes que fazem ocupações em instituições da Paraíba fez manifestação na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa. Eles são contra a PEC dos Gastos e a reforma do ensino médio. O ato ocorreu durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que debateu as ocupações.

Os defensores regionais de Direitos Humanos ressaltam que é atribuição da Defensoria Pública, de acordo com a Lei Complementar 80/1994, exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, entre outros grupos sociais vulneráveis que mereçam a proteção especial do Estado. Também destacam que os Poderes Públicos, no exercício da função executiva, não poderão embaraçar a atuação dos órgãos essenciais ao funcionamento da Justiça, entre eles a Defensoria Pública.

Para os defensores, a identificação e sanção dos estudantes só deve ocorrer no caso de ocorrência de crime específico praticado no contexto das reintegrações, respeitado o devido processo legal. Na recomendação, destacam ainda que as ocupações se revelam “como expressão de desobediência civil, no contexto dos direitos à reunião e à manifestação do pensamento”, não se caracterizando como turbação ou esbulho possessório, “já que inexiste apropriação da posse e animus domini quanto ao bem público ocupado”.

 

Com Portal Correio

 

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print