Municípios Caririzeiros realizam ações de combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Dia-18-de-MaioCom o intuito de conscientizar, informar e contribuir com o combate a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes, alguns municípios do Cariri Paraibano realizaram ações durante essa semana. As ações consistiram em palestras, caminhadas, panfletagem e peças teatrais que abordavam a temática.

Os municípios de Sumé, Livramento, Monteiro e São Sebastião do Umbuzeiro reforçaram esta luta e promoveram em seus respectivos municípios ações que conscientizam a população sobre essa violência sofrida pelas crianças e adolescentes.

As ações também têm por objetivo divulgar os canais de denúncia e engajar toda a população no combate a esta violência que deixa marcas físicas e psicológicas nas vítimas.

IMG-20160518-WA0022No município de Sumé o movimento foi voltado para as escolas do município com palestras, panfletagens e peça teatral sobre a temática. Os trabalhos tiveram a participação do CRAS, Conselho Tutelar, SCFV, professores da rede municipal e Empresa Júnior do Curso de Gestão Pública.

De acordo com o CREAS, a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes podem ocorrer nas formas de abuso e de exploração sexual para fins comerciais como a prostituição e o turismo sexual.

Já em Livramento, a Secretaria Municipal de Ação Social, juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoveu uma mobilização envolvendo conselheiros tutelares, equipe do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e principalmente a classe estudantil e educadores da cidade. A ação ocorreu na Igreja Matriz com palestras, peças e apresentação cultural.

GEDSC DIGITAL CAMERA“A intenção do “18 de maio” é chamar a sociedade para contribuir na luta para a garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. É um dia de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para a luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, ressaltou a secretária de Ação Social Maria Silva.

Em Monteiro, a ação envolveu as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, alunos, professores e diretores de escolas da zona urbana e rural da rede municipal, além do Instituto José Pereira do Nascimento da rede particular, que resultou em uma grande caminhada pelas ruas da cidade encerrando na Praça Parque das Águas, onde ocorreu a distribuição de picolé e lanches para todos os presentes. Esta ação foi feita em junção com o Movimento de Luta Antimanicomial.

“Os dois eventos mostram a inclusão e a forma participativa e democrática com a qual são tratados os nossos usuários, além da nossa preocupação com as crianças e adolescentes do nosso município”, disse a Secretária de Saúde Viviane Ferreira.

timthumb-4-300x218Já a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro juntamente com a Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizou na tarde desta segunda-feira (16) uma caminhada. Porém, durante todo o mês de maio a SETRAS em parceria com o Conselho Tutelar, Programas Sociais, Escolas e Comunidade, vem realizando palestras, oficinas e atividades diversas alusivas a Campanha.

A profissional de Serviço Social Adja Pereira, disse que o objetivo das atividades é chamar a atenção da comunidade para a violência sexual, a fim de que o combate seja realizado desde o ambiente familiar até os espaços de convivência social.

 

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n⁰ 9.970/2000 como um dia de combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes, após um crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), o”crime Araceli”, em que uma menina de apenas oito anos de idade foi sequestrada, espancada, drogada, estuprada e assassinada. Os agressores de Araceli nunca foram punidos.

Canais de denúncia

As denúncias também podem ser feitas através do disque 100, que consiste em um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH.

 

De Olho no Cariri

Com Assessorias 

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print