Municípios devem realizar o Levantamento de Infestação Predial até o dia 15

30janeiro2016-mosquito-aedes-aegypti-na-costa-rica-zika-virus-mosquito-1454358423519_615x470Os 223 municípios paraibanos devem realizar o Levantamento de Infestação Predial (LIRAa) durante esta semana – até o dia 15. O alerta é da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia das doenças transmitidas por ele.

O trabalho volta a ser realizado após ter sido suspenso pelo próprio Ministério da Saúde, em janeiro, para que os agentes de endemias concentrassem os esforços no combate ao mosquito. “Passados três meses das diversas ações de combate ao Aedes, envolvendo Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Cruz Vermelha, vários segmentos da sociedade e a população em geral, o Ministério da Saúde quer avaliar o impacto de todas estas atividades, por meio do LIRAa”, explicou o técnico da SES, Luiz Almeida.

O mapeamento identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do mosquito nas cidades e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. O documento é elaborado a partir de indicadores fornecidos pelas equipes de vigilância epidemiológicas das secretarias de saúde.

A partir do levantamento, é feita a classificação de risco, proposta pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue: abaixo de 1% da quantidade de imóveis com larvas, é considerado satisfatório; entre 1 e 3,9%, em alerta e acima de 3,9%, em risco.

“A partir dos resultados, poderão ser adotadas estratégias direcionadas aos territórios identificados como de maior risco”, disse Almeida.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print