Paraíba é o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu homicídios, destaca Ipea

1425316516864-claudio-limaA Paraíba foi o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios. Os números foram divulgados nesta terça-feira (22) pelo Atlas da Violência 2016, uma publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa comprova que os índices de crimes violentos letais intencionais (CVLI) apresentaram redução, após dez anos de crescimento, depois do Programa Paraíba Unida Pela Paz, implantado pelo governador Ricardo Coutinho no início de 2011.

De acordo com o estudo, a Paraíba apresentou uma redução de 42 (por 100 mil habitantes) em 2011 para 39,1 em 2014, A pesquisa, que tem por base o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), ainda traz números absolutos de ocorrências de assassinatos, que caíram de 1.619 casos em 2011 para 1.542 em 2014, o que representa uma redução de percentual de 4,76%. Os outros Estados que apresentaram redução foram: Alagoas (de 69,7 para 63) e Pernambuco (de 38,2 para 35,7).

Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, a Paraíba é um dos únicos sete estados do país que reduziu o número absoluto de homicídios entre 2013 e 2014. O total de assassinatos cometidos no estado caiu de 1.550 no ano de 2013 em um percentual de 0,5% para 2014, último ano pesquisado, quando foram registrados 1.542 homicídios.

A publicação confirma dados da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) sobre queda de assassinatos registrados em território paraibano depois da implantação do Programa Paraíba Unida pela Paz, em 2011.

De acordo com a Seds, pela primeira vez em dez anos, o trabalho de prevenção e repressão qualificada das Forças de Segurança Pública conseguiu reduzir o registro de assassinatos no Estado, com menos 8,21% de ocorrências.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução no número de homicídios se deve a um trabalho integrado das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e a uma gestão focada em resultados, com distribuição de metas e divisão de áreas de atuação das polícias. “Estamos trabalhando, desde o início da implantação do Programa Paraíba Unida Pela Paz, com monitoramento, acompanhamento e distribuição de metas que visam reduzir a criminalidade. Dividimos áreas integradas de policiamento  de modo que os operadores das forças policiais do nosso estado trabalhem de forma integrada. Esse trabalho, que acontece desde o início do governo Ricardo Coutinho, tem conseguido reduzir a criminalidade ano após ano e vai na contramão dos demais estados do Nordeste, que estão apresentado crescimento anualmente”, explicou o secretário.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé