Deputado vai ao MP contra reajuste de água: “o povo não pode pagar essa conta”

conta de aguaO deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) vai acionar o Ministério Público contra o aumento da tarifa de água no Estado. O parlamentar considera o reajuste abusivo e diz que não tem sentido o governador Ricardo Coutinho elevar o valor ao dobro da inflação em um momento que a Paraíba passa por uma grave crise hídrica.

“Esse é o quinto aumento do governo Ricardo, que tem se acostumado a elevar a tarifa acima da inflação. Nos últimos cinco anos tivemos uma inflação de 35,19%, enquanto a água subiu 64,9%. Agora, mais que nunca, esse reajuste é inoportuno, pois a maioria dos municípios enfrentam severos racionamentos devido à seca”, denunciou.

O aumento aprovado pelo Governo é de 21,7%, mas a inflação dos últimos 12 meses foi de 10,48% e o salário mínimo teve um reajuste de 11,6%. “Mais uma vez, ao invés de trazer soluções para a população que já está tão penalizada com a falta d’água, o governador joga a conta para o povo. Não podemos aceitar que os paraibanos paguem mais essa conta”, frisou.

Atualmente, 120 municípios paraibanos estão passando por colapso ou racionamento no abastecimento de água. Estes também vão ser atingidos pelo reajuste, que começa a valer a partir de 1º de fevereiro.

Projeto – O deputado Tovar Correia Lima apresentou Projeto de Lei que obrigaria a Cagepa conceder desconto proporcional aos dias de falta de fornecimento de água. De acordo com a proposta do deputado, o consumidor teria desconto de 1/30 (um trinta avos) de desconto sobre a tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, por dia de falta de abastecimento de água. Entretanto, o projeto foi vetado pelo governador Ricardo Coutinho. “Vamos reapresentar o Projeto este ano”, garantiu.

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando lo anterior “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé