O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (9), dois alertas de baixa umidade do ar para municípios da Paraíba. No Cariri paraibano, diversas cidades estão incluídas no alerta amarelo, que indica perigo potencial devido às condições de tempo seco.
Entre os municípios da região atingidos pelo aviso estão Serra Branca, Sumé, Monteiro, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, São Domingos do Cariri, Santo André, Livramento, Taperoá, Boqueirão, Cabaceiras, Coxixola, Congo, Camalaú, Caraúbas, Parari, Prata, Ouro Velho, Amparo, Zabelê, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boa Vista, Gurjão e Riacho de Santo Antônio, além de outras localidades.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nessas cidades pode variar entre 30% e 20%, índices considerados baixos e que exigem atenção, principalmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. O alerta amarelo é válido até as 23h59 desta sexta-feira (9).
Além do Cariri, outras regiões da Paraíba também estão sob alerta. Ao todo, 155 municípios foram incluídos no aviso amarelo, enquanto 44 cidades, principalmente no Sertão paraibano, estão sob alerta laranja, de maior gravidade, com umidade podendo chegar a apenas 12%. Esse segundo aviso permanece válido até as 21h deste sábado (10).
O tempo seco aumenta o risco de incêndios na vegetação e pode provocar desconfortos à saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e dificuldades respiratórias.
Diante da situação, o Inmet recomenda que a população aumente a ingestão de água, evite atividades físicas ao ar livre e reduza a exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia. Também é aconselhado utilizar hidratantes e manter os ambientes umidificados.
A orientação é que os moradores do Cariri redobrem os cuidados com a saúde, especialmente durante os períodos de maior calor e baixa umidade.
De Olho no Cariri
Com Portal Correio















