PF prende grupo especializado em venda de drogas pelas redes sociais na Paraíba

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação Narco Express, para desarticular uma organização criminosa voltada ao comércio eletrônico, ao armazenamento e à distribuição de entorpecentes no estado da Paraíba.

Ao todo, a 2ª Vara Regional de Garantias da Paraíba expediu 18 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de João Pessoa, de Cabedelo/PB e de Tibau do Sul/RN.

Das prisões, dez foram realizadas na Capital paraibana e a outra na cidade do Rio Grande do Norte.

As investigações indicam que o grupo operava sob a lógica de uma empresa virtual de comercialização de drogas, oferecendo substâncias naturais e sintéticas mediante redes sociais.

A organização contava com imóveis alugados como entrepostos, estufas climatizadas de cultivo hidropônico de maconha e entregadores para distribuição. O esquema contava ainda com um núcleo financeiro formado por interpostas pessoas para ocultar e para pulverizar os valores recebidos.

A Justiça determinou o sequestro de bens, o bloqueio de contas bancárias e o congelamento de criptoativos em corretoras de ativos virtuais de 14 investigados.

Os investigados poderão responder pela práticas dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e atos de violência armada.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira ficou lotada, na manhã desta quinta-feira (5), durante a realização da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sumé. O encontro reuniu crianças e adolescentes, representantes do poder público, conselhos municipais, profissionais da educação, integrantes da rede de proteção e sociedade civil.

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”, a conferência foi promovida pela Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O prefeito Manezinho Lourenço acompanhou parte da programação e destacou o apoio da gestão às políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. A secretária de Assistência Social, Elidiene Batista, ressaltou a importância da participação da sociedade no fortalecimento da rede de proteção.

A presidente do CMDCA, Maria Simone Pereira, também teve papel importante na mobilização e realização da conferência. Entusiasta da defesa dos direitos da criança e do adolescente, ela destacou a importância da atuação conjunta das instituições e da sociedade para garantir a proteção desse público.

A programação contou com palestra de Magno França da Silva, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (CEDCA/PB), seguida de discussões em grupos sobre os seis eixos temáticos da conferência e a elaboração de propostas.

Os estudantes também participaram ativamente das atividades, com espaço para apresentar suas opiniões.

O encontro contou ainda com apresentações de dança e flauta do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da SEMAS.

Ao final, foram eleitos os delegados que representarão Sumé na próxima etapa do processo conferencial: Adriana Vilar, presidente do Conselho Tutelar; Simone Pereira, presidente do CMDCA; e os estudantes Evelyn e Davi.

Com Ascom