Ministro do STF visita a Paraíba e conhece projetos culturais e sociais no Sertão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, está na Paraíba, de férias. Ele esteve nesse sábado (5) no município de Poço de José de Moura, no Alto Sertão da Paraíba. Na cidade, o magistrado conheceu projetos culturais e sociais desenvolvidos pela ONG Pisada do Sertão, além de visitar espaços de preservação das tradições populares da região. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Leonardo Abrantes, no site Seu Leo.

De férias no Sertão paraibano, o ministro esteve acompanhado da esposa, a juíza Renata Gil, magistrada da Justiça do Rio de Janeiro e atual diretora de Assuntos Internacionais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cargo para o qual foi nomeada em maio de 2026. O casal também esteve acompanhado de amigos durante a visita.

A programação começou no início da tarde, com uma visita à moagem de cana-de-açúcar e à Casa de Farinha, localizada no Sítio Silva, zona rural do município. No local, o grupo conheceu o processo artesanal de produção de mel de engenho, rapadura, alfenim e outros derivados da cana-de-açúcar, valorizando uma das mais tradicionais atividades da cultura sertaneja.

Em seguida, o ministro visitou o ponto de cultura do Reisado Zé de Moura, onde assistiu e participou de forma descontraída da apresentação do grupo folclórico, interagindo com os artistas e moradores presentes.

À noite, Dias Toffoli esteve na Vila do Sertão, principal espaço de realização do Festival Sala de Reboco 2026, onde visitou a Expo Criativa Alto Sertão, feira que reúne artesãos, artistas e empreendedores culturais da região, funcionando como uma vitrine para o talento, o design e a riqueza cultural do Alto Sertão paraibano.

A visita do ministro ocorreu durante a programação da 20ª edição do Festival Sala de Reboco, realizada entre os dias 3 e 12 de julho. O evento é considerado um dos mais importantes movimentos de valorização do forró autêntico e da cultura popular do Alto Sertão, reunindo apresentações culturais, oficinas, exposições, feiras e manifestações tradicionais que atravessam gerações.

Organizada pela ONG Pisada do Sertão, a maratona cultural promove uma intensa programação voltada à preservação das tradições nordestinas e ao fortalecimento da economia criativa regional.

Segundo informações, a agenda de Dias Toffoli no Sertão continua neste domingo (6). O ministro deverá visitar o Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, conhecer uma produção agrícola desenvolvida por mulheres no Setor VI das Várzeas de Sousa e, posteriormente, seguir para o município de Cajazeiras, onde visitará o trabalho das tradicionais louceiras da cidade.

Com Seu Leo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O governador Lucas Ribeiro recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), na Granja Santana, em João Pessoa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O fortalecimento da caprinocultura, por meio da instalação de indústrias de leite de cabra em pó, foi um dos temas abordados durante o encontro. O projeto para a primeira indústria de leite caprino em pó já vem sendo desenvolvido em Casserengue, município do Curimataú.

O governador Lucas Ribeiro destacou que a visita do ministro Wellington Dias reforça o compromisso do Governo do Estado e do Governo Federal no fortalecimento da caprinocultura paraibana. “É uma grande alegria receber a visita do ministro Wellington Dias para discutir o fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de mais oportunidades para quem produz. E a nossa caprinocultura tem sido um vetor de desenvolvimento, gerando emprego e renda para as pessoas. É um segmento que tem recebido o apoio do nosso Governo e do Governo Federal, com programas como o PAA Leite”, disse.

O ministro Wellington Dias destacou a viabilidade da iniciativa. “A Paraíba é o estado que tem o melhor desempenho na execução do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA Leite, e também é o estado que dá a maior contrapartida, fortalecendo o combate à desnutrição e à subnutrição. Além disso, muitas pessoas têm intolerância ao leite de vaca; daí a importância do leite de cabra”, disse.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, observou que a fabricação de leite de cabra em pó, além de gerar emprego e renda, vem fortalecer a segurança alimentar na Paraíba. “A primeira fábrica de leite em pó é mais uma iniciativa para manter o homem no campo e a cidade ter o seu poder de compra. Vamos fazer agora a primeira compra de leite em pó. São R$ 3 milhões do Governo da Paraíba e R$ 3 milhões do Governo Federal para ser distribuída com as famílias, por meio do PAA Compra com Doação Simultânea”, completou.

Outro assunto abordado durante a reunião entre o governador Lucas Ribeiro e o ministro Wellington Dias foram as mudanças climáticas, que devem impactar regiões do Estado, como o Semiárido. Participaram ainda o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Luiz Nunes; e a coordenadora de projetos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Joanne Santana.