Empreendedor de São Domingos do Cariri conquista 3 medalhas de ouro na EXPAPI com seus produtos lácteos

A EXPAPI 56 realizou o 1º Concurso de Produtos Lácteos Bovinos, Caprinos e Bubalinos, destacando a qualidade e a inovação na produção de derivados do leite.

O concurso foi promovido pelo ISAQUE – Instituto Social Salão do Queijo, sob a coordenação da professora Dra. Mônica Correia.

A iniciativa teve como objetivo avaliar os produtos apresentados, incentivando a melhoria contínua da cadeia produtiva do leite e oferecendo feedback técnico aos participantes para aperfeiçoamento dos produtos.

As avaliações foram realizadas por uma banca composta por professores universitários, doutorandos em Engenharia de Alimentos da UFCG, veterinários da Faculdade Rebouças, além de pesquisadores e extensionistas em laticínios da UFPB.

Os produtos 100% à base de leite de cabra se destacaram na competição, conquistando três importantes premiações:
 Ouro – queijo de pimenta
 Ouro – manteiga da terra 100% pura
 Bronze – queijo de chimichurri

O produtor Fábio Lima, comemorou reconhecimento e destacou compromisso em manter a alta qualidade dos produtos, buscando sempre inovação e aprimoramento.

A premiação reforça a força da caprinocultura e da produção artesanal de derivados do leite, valorizando o trabalho dos produtores e incentivando o crescimento do setor na região.

Ascom PMSDC

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O governador Lucas Ribeiro recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), na Granja Santana, em João Pessoa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O fortalecimento da caprinocultura, por meio da instalação de indústrias de leite de cabra em pó, foi um dos temas abordados durante o encontro. O projeto para a primeira indústria de leite caprino em pó já vem sendo desenvolvido em Casserengue, município do Curimataú.

O governador Lucas Ribeiro destacou que a visita do ministro Wellington Dias reforça o compromisso do Governo do Estado e do Governo Federal no fortalecimento da caprinocultura paraibana. “É uma grande alegria receber a visita do ministro Wellington Dias para discutir o fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de mais oportunidades para quem produz. E a nossa caprinocultura tem sido um vetor de desenvolvimento, gerando emprego e renda para as pessoas. É um segmento que tem recebido o apoio do nosso Governo e do Governo Federal, com programas como o PAA Leite”, disse.

O ministro Wellington Dias destacou a viabilidade da iniciativa. “A Paraíba é o estado que tem o melhor desempenho na execução do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA Leite, e também é o estado que dá a maior contrapartida, fortalecendo o combate à desnutrição e à subnutrição. Além disso, muitas pessoas têm intolerância ao leite de vaca; daí a importância do leite de cabra”, disse.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, observou que a fabricação de leite de cabra em pó, além de gerar emprego e renda, vem fortalecer a segurança alimentar na Paraíba. “A primeira fábrica de leite em pó é mais uma iniciativa para manter o homem no campo e a cidade ter o seu poder de compra. Vamos fazer agora a primeira compra de leite em pó. São R$ 3 milhões do Governo da Paraíba e R$ 3 milhões do Governo Federal para ser distribuída com as famílias, por meio do PAA Compra com Doação Simultânea”, completou.

Outro assunto abordado durante a reunião entre o governador Lucas Ribeiro e o ministro Wellington Dias foram as mudanças climáticas, que devem impactar regiões do Estado, como o Semiárido. Participaram ainda o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Luiz Nunes; e a coordenadora de projetos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Joanne Santana.