Eleições antecipadas em Câmaras Municipais entram na mira do MPPB

A prática de antecipar as eleições para as mesas diretoras de Câmaras Municipais parece ter virado uma realidade na Paraíba. O ato corriqueiro, porém, tem entrado na mira do Ministério Público da Paraíba.

Só nas últimas 24 horas, o MP expediu recomendações para que escolhas antecipadas sejam anuladas no Sertão paraibano.

É o caso de Nova Olinda, no Vale do Piancó, e em Condado. Nas duas situações, o promotor Caio Terceiro Neto Parente Miranda aponta inconstitucionalidade na antecipação.

Em Condado, o documento do promotor direcionado ao presidente da Câmara, vereador Lauro Varcélio Bezerra, pede a anulação da escolha do colegiado eleito para presidir a Casa entre 2027 e 2028. O processo foi realizado em janeiro do ano passado.

Já em Nova Olinda, a Presidência do Parlamento Mirim chegou a abrir o edital para realizar a eleição ontem (12). O pleito iria escolher os novos dirigentes para o biênio 2027-2028. Acontece que o vereador Valter Gonzaga acionou o Ministério Público. O órgão entrou em campo e diante da recomendação da promotoria, a Mesa recuou e suspendeu o prazo para registro de candidaturas.

Com Wallison Bezerra / Mais PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé