Senado aprova criação do Instituto Federal do Sertão; projeto vai à sanção de Lula

O plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (10), o projeto que cria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba. A proposta, que já havia sido aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção do presidente Lula, etapa final para que a nova instituição de ensino se torne oficialmente realidade.

A criação do instituto é considerada um marco para a educação pública no interior do estado, ao ampliar o acesso à formação técnica e ao ensino superior em uma das regiões que historicamente enfrenta maiores desafios de desenvolvimento educacional e econômico.

O projeto é resultado direto da articulação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o presidente Lula e o presidente do Senado Davi Alcolumbre.

O deputado federal Hugo Motta destacou que a aprovação no Senado representa um passo decisivo para concretizar uma reivindicação antiga da população sertaneja.

“Hoje demos mais um passo firme para que a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba se torne realidade. O Senado aprovou por unanimidade o projeto que já havia passado pela Câmara, e agora ele segue para a sanção presidencial. Vamos acompanhar até o último momento para que esse sonho antigo do povo sertanejo se concretize”, afirmou Motta.

Segundo o parlamentar, a nova instituição terá papel estratégico no fortalecimento da educação pública e no desenvolvimento regional. “Só sabe o valor de uma instituição como essa quem luta pela educação. A criação do instituto vai ampliar o acesso à formação técnica e superior, aumentar o número de cursos e abrir novas oportunidades para a juventude do Sertão”, ressaltou.

Hugo Motta também lembrou que a pauta vem sendo defendida desde o início de sua trajetória parlamentar. “Acompanhamos essa luta desde o nosso primeiro mandato para que o Sertão tivesse sua própria instituição federal de ensino. Hoje estamos consolidando cada vez mais a realização desse sonho”, disse.

A expectativa é que o Instituto Federal do Sertão da Paraíba fortaleça a oferta de cursos técnicos, tecnológicos e superiores, contribuindo para a qualificação profissional, geração de oportunidades e dinamização da economia regional.

Com a aprovação no Senado, o projeto entra em sua etapa final antes da implantação do novo instituto, considerado uma das mais importantes conquistas recentes para a educação pública no interior paraibano.

Com MaisPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé