Ex-comandante da Guarda Municipal de Bayeux é preso após se entregar à polícia, na Grande João Pessoa

O ex-comandante da Guarda Municipal de Bayeux, Kleber Renato Barbosa Medeiros, foi preso na manhã desta quinta-feira (26), no âmbito de uma investigação de violência doméstica, após ele se apresentar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Na terça-feira (24), a 5ª Vara Mista de Bayeux emitiu o mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que divulgou que a medida visa garantir a ordem pública e para assegurar a eficácia das medidas protetivas de urgência impostas.

De acordo com as informações do advogado do ex-comandante, o investigado se entregou espontaneamente na unidade policial. Outros comentários sobre a prisão não foram fornecidas pela defesa de Kleber Renato.

A Polícia Civil, que informou que a audiência de custódia do suspeito vai acontecer ainda na tarde desta quarta-feira (24), mas que como a prisão foi em cumprimento de mandado judicial, ele deve permanecer preso.

Exoneração ocorreu após recomendação do MPPB

Kleber Renato Barbosa Medeiros havia sido exonerado do cargo no dia 12 de dezembro de 2025, após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) solicitar o afastamento do servidor. O pedido foi feito em 11 de dezembro, com base em uma série de fatos considerados pelo órgão como incompatíveis com o exercício da função pública.

Entre os pontos citados pelo MPPB estão:

  • existência de processo criminal por violência doméstica, em tramitação na 5ª Vara de Bayeux;
  • suspeitas de comercialização irregular de medicamentos;
  • relatos de agressões e assédio contra servidores subordinados;
  • uso de viatura oficial como veículo particular;
  • porte ilegal de arma de fogo.

De Olho no Cariri

Com Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé