Prefeito Manezinho Lourenço autoriza funcionamento da empresa responsável pela pavimentação asfáltica entre Sumé e São José dos Cordeiros

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, recebeu nesta terça-feira, 27, em seu gabinete, o engenheiro Diego Almeida, representante da Construtora Castilho, empresa responsável pela obra de pavimentação asfáltica que vai ligar a PB, em Sumé, ao município de São José dos Cordeiros.

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Vicente Lourenço, que integra a equipe de governo e acompanha as ações estruturantes do município.

Durante a reunião, o prefeito assinou a autorização para o funcionamento da empresa em Sumé, etapa necessária para o início dos trabalhos, e também foram discutidos detalhes técnicos sobre a execução da obra.

A pavimentação asfáltica é uma reivindicação antiga da população e representa um avanço importante para quem trafega pela estrada. Além de melhorar a mobilidade, a obra vai garantir mais segurança e impulsionar o desenvolvimento regional.

O prefeito Manezinho Lourenço destacou a satisfação em autorizar a instalação da construtora no município e colocou a gestão à disposição para colaborar com o andamento da obra. Segundo ele, a expectativa é ainda maior porque os trabalhos devem começar no sentido Sumé a São José dos Cordeiros, trazendo impactos diretos para o desenvolvimento local.

A obra, orçada em R$ 58 milhões, prevê a pavimentação de 36 quilômetros e terá início após a autorização da ordem de serviço pelo governador João Azevêdo, simbolizando progresso e integração para toda a região.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé