Boa Vista promove “Futebol da Saúde” em alusão ao Novembro Azul neste sábado (8)

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (8), a partir das 7h, o evento “Futebol da Saúde”, no Campo das Oliveiras. A ação integra a campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem a saúde do homem.

Além do tradicional racha de futebol entre os participantes, o encontro contará com momentos de conversa e orientação sobre a importância dos exames preventivos e do cuidado contínuo com a saúde masculina.

Profissionais de saúde estarão no local para reforçar informações sobre sintomas, exames e onde buscar atendimento na rede municipal.

De acordo com um dos organizadores, o coordenador de cultura, Flavio Farias, a proposta é unir lazer, esporte e promoção da saúde, criando um ambiente de acolhimento e incentivo para que os homens cuidem de si e busquem acompanhamento regular. “Cuidar de quem cuida da família é fundamental. O Novembro Azul é um convite para que os homens deixem o preconceito e a resistência de lado e priorizem sua saúde”.

A gestão municipal destaca que iniciativas como esta fortalecem a cultura da prevenção e aproximam a população dos serviços públicos, garantindo informação acessível e estimulando hábitos saudáveis. “A campanha reforça que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e preservação da qualidade de vida”, disse a secretária de saúde, Isolda Soares.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Sumé recebeu mais uma van para o transporte de pacientes que precisam se deslocar para atendimentos especializados em outras cidades. O veículo foi entregue nesta quinta-feira (22), em solenidade realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por meio do programa Caminhos da Saúde, do Governo Federal.

A secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, representou o prefeito Manezinho Lourenço na entrega. Ela ressaltou a importância do veículo para quem enfrenta longas viagens em busca de tratamento, especialmente pacientes com dificuldades de locomoção.

Segundo Niedja, a van oferece melhores condições de transporte, com acessibilidade e estrutura adequada para garantir mais conforto aos usuários. A secretária também agradeceu ao Ministério da Saúde pela iniciativa e destacou o apoio do prefeito Manezinho Lourenço às ações que permitem ao município receber investimentos para a saúde.

O programa Caminhos da Saúde leva em conta, entre outros critérios, a distância dos municípios até os serviços especializados. De acordo com Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, foram considerados municípios situados a mais de 50 quilômetros de serviços de radioterapia e hemodiálise. A definição dos contemplados na Paraíba ocorreu a partir de levantamento e pactuação entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a representação dos municípios.

Durante a solenidade, Proenço destacou que a iniciativa busca facilitar o deslocamento de pacientes e garantir melhores condições para quem precisa realizar tratamentos fora de seu município de origem.

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo também participou da entrega e ressaltou sua atuação na articulação de ações destinadas aos municípios paraibanos, incluindo Sumé.

A van é uma Renault Master, ano/modelo 2025/2026, adaptada para o transporte de pessoas em cadeira de rodas por meio de uma plataforma elevatória. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 304.600,00 e passa a integrar a frota utilizada no atendimento às necessidades de transporte da rede municipal de saúde.

Com Ascom – Prefeitura de Sumé