Planalto confirma vinda do presidente Lula ao Sertão da Paraíba na próxima quarta-feira

O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (26) a vinda do presidente Lula (PT) à Paraíba na próxima quarta-feira (28).

A agenda será cumprida na cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano, e marcará a entrega do 1º Trecho do Ramal do Apodi. A solenidade está marcada para às 16h.

Desde a semana passada circulava a informação de que o presidente visitaria o estado. Inicialmente a informação apontava para o dia 21 deste mês, mas não houve confirmação – nem foi sinalizada pela Presidência da República.

Com 115,5 km de extensão, a estrutura inaugura liga a Barragem de Caiçara (PB) à Barragem de Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão.

Esta será a terceira visita do chefe do Poder Executivo nacional à Paraíba. Em março de 2023, poucos meses depois assumir a presidência, Lula esteve na Paraíba para a inauguração do primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Santa Luzia, também no Sertão.

Já no ano passado, em agosto, o presidente visitou o estado mais uma vez, em ocasião que participou da entrega de outra obra hídrica, a inauguração do lote do Canal Acauã-Araçagi. Naquele momento também foram anunciados investimentos do Minha Casa, Minha Vida e do Novo PAC, além de obras de expansão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Com Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso nesta quinta-feira (3), em Serra Branca, no Cariri paraibano, suspeito de envolvimento em um caso de tortura, sequestro e lesões corporais praticados em um contexto de violência motivada por homofobia. A prisão ocorreu após investigações da Polícia Civil.

Segundo a corporação, os crimes aconteceram em fevereiro de 2020. Na ocasião, um professor, que tinha 45 anos à época, teria sido retirado à força de sua própria residência e levado contra a vontade para uma região rural do município.

Ainda conforme as investigações, a vítima foi submetida a intenso sofrimento físico e psicológico por quatro homens. Os suspeitos teriam utilizado agressões e outras formas de violência relacionadas à discriminação por sua orientação sexual.

As agressões provocaram ferimentos que fizeram com que o professor precisasse receber atendimento hospitalar e passar por um procedimento cirúrgico.

A Polícia Civil apurou ainda que o crime teria sido planejado como uma forma de represália depois da divulgação, nas redes sociais, de um vídeo relacionado à vida íntima da vítima.

A possível motivação discriminatória foi considerada durante a investigação e poderá ser levada em conta na responsabilização penal, conforme a análise dos elementos reunidos no procedimento.

Após a prisão, o investigado foi encaminhado para uma unidade policial, onde foram realizados os procedimentos legais. Em seguida, ele ficará à disposição da Justiça.

As investigações continuam. A identidade da vítima e outras informações relacionadas ao caso permanecem preservadas em razão do sigilo do procedimento.

De Olho no Cariri