Governo da Paraíba integra a cidade de Boa Vista na programação do 2º Agropalma

Valorizar e difundir conhecimentos e tecnologias para uso na cultura da palma. São esses alguns dos objetivos do 2º Agropalma, que ocorre neste sábado, dia 3, na Fazenda Mandacaru, no município de Boa Vista. A programação tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, lembrou que o Agropalma é o primeiro evento voltado à cultura da palma. “É uma oportunidade para produtores rurais e profissionais da área manterem contato com novas tecnologias e manejos da palma. O Agropalma tem o apoio do Governo do Estado, através da Sedap, e está no calendário com mais de 50 eventos por todo o estado, durante o ano de 2025. Esse calendário de eventos visa fortalecer o nosso setor produtivo”, ressaltou.

O organizador do 2º Agropalma, o agrônomo Isaías Vitorino, estima que o evento terá a participação de cerca de mil pessoas, entre produtores rurais, agrônomos, estudantes de cursos ligados à agropecuária e expositores. Durante a programação, serão abordados temas como o pastejo da palma; variedades da espécie com resistência à falsa cochonilha-do-carmim; manejo e adubação.

Ainda na programação, Isaías Vitorino profere palestra sobre a “Cultura da Palma de Sequeiro: História, Melhoramento Genético e Pastejo”. Já a temática “Vencendo o Vazio Forrageiro com a Palma” será ministrada por Joaquim Dantas, da Fazenda Carnaúba, do município de Taperoá. Haverá, ainda, exposição com estandes de instituições e empresas, apresentação da Palma Califórnia, do uso de drone na lavoura e leilão Norte Nordeste de Criadores de Sindi (raça bovina).

Isaías Vitorino ressalta que “o município de Boa Vista possui um registro  histórico de baixas precipitações, por isso que a cultura da palma consolidou-se na região”. E acrescenta: “O 2º Agropalma é realizado em um dos lugares mais secos do Brasil, com registro de chuvas inferior a 100 milímetros em alguns anos. Em função disso, especializou-se no cultivo da palma forrageira. Portanto, a palma é uma cultura importante para a região, pois permanece verde nas secas e oferta alimento rico em energia para a pecuária”.

Além do apoio do Governo do Estado, através da Sedap-PB, o 2º Agropalma conta ainda com a parceria do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Sebrae-PB, da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Prefeitura Municipal de Boa Vista, entre outros.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de São José dos Cordeiros, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou, na noite desta quinta-feira, um encontro com empreendedores e comerciantes do município, no plenário da Câmara Municipal.

A ação contou com a parceria do Sebrae e da ART de Turismo, representada por Josenice Silva, e reuniu representantes de diversos segmentos do comércio local.

O encontro teve como principal objetivo promover um momento de orientação, conhecimento, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo, com atenção especial às oportunidades geradas pela realização do XVI Festival do Mel, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para que os comerciantes e empreendedores possam se preparar para receber o público durante a festividade, potencializando as oportunidades de negócios e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico de São José dos Cordeiros, valorizando os empreendedores locais e criando condições para que o comércio do município esteja cada vez mais preparado para grandes eventos.

Com planejamento, parceria e conhecimento, São José dos Cordeiros segue fortalecendo quem empreende e movimenta a economia do município.

De Olho no Cariri

Com Ascom – PMSJC