Centro Vida Nordeste divulga nota após reportagem do The Intercept Brasil: “As reportagens apresentam informações falsas e carecem de contextualização”

O Centro Vida Nordeste e o Instituto Atos Brasil enviaram um pedido de direito de resposta ao The Intercept Brasil após a publicação de duas reportagens, veiculadas nos dias 5 e 19 de setembro de 2024, que trazem informações sobre a atuação das organizações em Angola e a relação com o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. A propósito, segundo os representantes das ONGs, contêm informações falsas e sem o devido contexto, prejudicando a imagem das instituições e o trabalho desenvolvido junto às comunidades carentes.

whatsapp image 2024 09 20 at 09.11.33

Os pais de alunos e membros das comunidades atendidas pelas ONGs manifestaram grande preocupação após a publicação das reportagens, que apontam supostas irregularidades nas atividades das instituições. Embora as reportagens questionem a transparência da gestão dos recursos e a veracidade dos projetos anunciados, os representantes das ONGs afirmam que todos os recursos foram aplicados de acordo com a legislação brasileira e angolana, e que o trabalho filantrópico realizado em Angola continua beneficiando centenas de famílias.

Em nota, as ONGs enfatizaram que as matérias apresentam uma narrativa difamatória e não se baseiam em provas concretas. Segundo o documento, as reportagens tentam associar às ONGs a práticas ilegais e à promoção de interesses políticos ligados à extrema direita, o que, segundo os representantes, é uma acusação leviana e sem fundamento.

Veja a nota clicando aqui.

Com Cariri em Ação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A ex-prefeita de Santo André, Silvana Marinho, declarou apoio ao deputado federal Hugo Motta durante um evento político realizado nesta sexta-feira (21), em Juazeirinho. Silvana esteve acompanhada do pai, o ex-prefeito Dr. Marinho, além das lideranças Arimatéa Porto e Rivaldo Júnior.

A movimentação reforça o distanciamento político entre Silvana e o prefeito de Santo André, Edglei. No último dia 11 de agosto, a ex-prefeita já havia sinalizado o rompimento ao anunciar que votará em Adriano Galdino para deputado estadual, contrariando a orientação política do prefeito.

Apesar do afastamento, Edglei mantém uma base política considerada fortalecida no município. O grupo conta com o vice-prefeito, os sete vereadores da base governista, todos os suplentes ligados ao grupo, além de outras lideranças locais, como Fabrício da Malhada Alegre.

Outro ponto que chama atenção no cenário político é a posição de Zenaldo Marinho e Assis Benjamim, irmão e cunhado de Silvana, respectivamente. Os dois decidiram permanecer no grupo de Edglei, acompanhando os candidatos apoiados pelo prefeito e não aderindo ao movimento de oposição liderado por Silvana.

As recentes movimentações começam a mexer com o tabuleiro político de Santo André e já alimentam especulações sobre a sucessão municipal de 2028. O cenário ainda está em construção, mas as articulações antecipadas aumentam a expectativa em torno de possíveis candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

Nos bastidores da política local, uma das perguntas que começa a ganhar força é: a oposição de Santo André, formada por lideranças como Júnior, Patrícia, Neguinho e Arimatéa, aceitará ser liderada por Silvana Marinho nas eleições de 2028?

Até lá, o cenário deve passar por novas alianças, rompimentos e mudanças de posicionamento, que poderão definir os rumos da disputa municipal.

De Olho no Cariri