Município paraibano deve indenizar homem por aplicar vacina fora da validade

O município de Lucena foi condenado ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 5 mil, pela aplicação de vacina contra a covid-19 fora do prazo de validade. A decisão é da Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, que teve como relator o desembargador José Ricardo Porto.

O autor da ação alega que em 4 de novembro de 2021, recebeu a segunda dose da vacina Pfizer (Lote FG 3528). Entretanto, o imunizante que lhe foi aplicado estava fora do prazo de validade, causando-lhe “grande abalo psicológico, vez que, não se sabe o quanto da eficácia da imunização ficou comprometida e se será possível repetir a aplicação da vacina, sem que traga risco de vida, haja vista se tratar de doença de alto poder de letalidade e que pouco se sabe sobre seu desenvolvimento”.

Na Primeira Instância, a ação foi julgada improcedente, sob o fundamento de que “o site oficial da fabricante informa que a vacina não estava vencida, quando de sua aplicação”.

Ao julgar o recurso, o relator do processo observou que “o fato da vacina, em tese, não ter causado efeitos colaterais na pessoa que recebeu o imunizante, não deve ser preponderante no caso, ainda mais quando se observa a existência de um período de pandemia mundial, da Covid-19, sendo o imunizante aplicado na situação de emergência de saúde global, para tentar conter ou minimizar as contaminações e mortes decorrentes do vírus”.

O relator entendeu que houve falha por parte do município ante a prestação do serviço de saúde inadequado à população. “Com efeito, constata-se que um ato de vacinação sem o devido respeito aos procedimentos de cautela remete-se a um ato ilícito, uma vez que jamais poderia um agente público responsável pela aplicação da vacina, realizar o procedimento, sem se certificar acerca das condições do medicamento ministrado”, pontuou.

Com MaisPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um homem foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (1º), no município do Congo, no Cariri paraibano.

Conforme informações apuradas pela 95 FM, dois indivíduos que estavam em uma motocicleta Honda CG 150, de cor preta, teriam parado próximo à vítima e efetuado vários disparos. Os tiros atingiram a região da cabeça e do tórax.

Após o crime, os suspeitos fugiram em direção ao município de Sumé. Uma guarnição da Polícia Militar realizou diligências e conseguiu localizar e prender os dois indivíduos na saída de Sumé, no sentido Serra Branca.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, em frente a um restaurante localizado na saída do Congo para Jataúba.

Até o momento, não foram divulgadas oficialmente as identidades da vítima e dos suspeitos, nem detalhes sobre a possível motivação do crime.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias e a motivação do homicídio.

DE OLHO NO CARIRI

Com 95FM Sumé