Tiveram início nesta quarta-feira (24) as inscrições para os expositores interessados em participar do 38º Salão do Artesanato Paraibano, promovido pelo Sebrae/PB e Governo do Estado. O evento vai ocorrer em Campina Grande, entre os dias 7 e 30 de junho, proporcionando grande visibilidade para os artesãos do estado em pleno período de realização do Maior São João do Mundo.
De acordo com o edital divulgado pela gestão estadual, que está disponível no endereço https://pap.pb.gov.br/38o-salao-do-artesanato-paraibano, a 38ª edição do evento vai disponibilizar 350 vagas para artesãos, 50 vagas para a comercialização de produtos criativos, 40 vagas para produtores da gastronomia regional e outras seis vagas destinadas a empreendedores do segmento de lanchonetes. As inscrições deverão ser realizadas até o dia cinco de maio.
Assim como ocorreu em 2023, o Salão do Artesanato de junho vai ser realizado no bairro do Catolé, em uma área privilegiada na entrada da cidade, na Avenida Prefeito Severino Bezerra Cabral. Já o tema desta 38ª edição será “A Arte de Viver da Fé, Paraíba de Todos os Santos e Encantos”, homenageando a tradição dos artesãos que trabalham com a confecção de santos e imagens religiosas.
Conforme ressalta o analista técnico do Sebrae/PB, Jucieux Palmeira, o evento, que já está consolidado no estado, e com visibilidade nacional, é uma grande vitrine para o artesanato paraibano, valorizando não só a sua tradição histórica e cultural, como também gerando renda e desenvolvimento econômico.
“O artesanato é entendido como uma forma de manifestação artística e os artesãos carregam todo esse processo de construção da cultura e de suas particularidades. Além disso, existem também as questões sociais e a importância desse trabalho para a economia que o estado movimenta através das especialidades de cada artesão”, comentou o analista.
Ainda segundo Jucieux Palmeira, “o Salão do Artesanato vem para potencializar toda essa parte de comercialização, além de divulgar a cultura do artesanato, que busca suas origens e valoriza toda a tradição que carrega. Essa é justamente a contribuição que o Sebrae e o Governo do Estado oferecem por meio do evento, buscando valorizar o trabalho de cada artesão”, acrescentou Palmeira.
Por sua vez, a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, enfatizou que “mais uma vez o Governo do Estado e o Sebrae, juntos, farão um salão com a qualidade e a beleza que os nossos artesãos merecem”.