Prefeita Anna Lorena assina termo de adesão e aguarda que mais de 2 mil agricultores sejam beneficiados pelo garantia safra

A Prefeita de Monteiro Anna Lorena não mediu esforços na reta final do mês de dezembro para conseguir aumentar o número de beneficiários do programa GARANTIA SAFRA 2022/2023 contemplados no município.

De acordo com o gestor do programa em Monteiro, Martinho Almeida, da Secretaria de Agricultura, a prefeita Anna Lorena, vem consecutivamente desde o seu primeiro ano, do primeiro mandato, buscando cada vez que a assinatura do termo de adesão é efetuada, solicitar o aumento no número de contemplados.

“Vale salientar que a contrapartida de responsabilidade da gestão sempre é paga pela prefeita Anna Lorena rigorosamente em dia, geralmente entre os meses de fevereiro e julho, mas existem também as contrapartidas do Governo Federal e do próprio beneficiário inscrito no programa”, explicou.

“Todo ano é pago um valor pelo município, que gira em torno de R $50 reais em média por agricultor. Em 2021/2022 por exemplo, esta contrapartida totalizou um investimento de R $86 mil, e 445 reais que foram pagos pelo município em 06 parcelas de R $14 mil, 407 reais e 50 centavos”, continuou.

“Os aportes do município são calculados de acordo com o número de agricultores aprovados pelos órgãos de fiscalização. No último ano foram 1.695 contemplados. O objetivo da gestão é que em 2023 este número ultrapasse os 2 mil, mas é preciso aguardar as definições por parte de órgãos fiscalizadores como o TCU – Tribunal de Contas da União, que estão com critérios e avaliações cada vez mais rígidas ”, explicou Martinho Almeida.

“Eu sempre destaco o comprometimento da gestão, em solicitar o aumento deste número de contemplados, ano após ano, e estou confiante de que em 2023 possamos ultrapassar os dois mil contemplados, como é intenção da gestora. A prefeita cumpre seu papel para que este compromisso seja sempre honrado, e o número de beneficiários ampliado, agora resta aguardar o resultado final, que deve chegar em breve”, complementou.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Serra Branca conquistou o reconhecimento “Carimba que é TOP – Dourado”, concedido a municípios que alcançaram as metas estabelecidas no período de avaliação da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE). A conquista reconhece o trabalho desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, juntamente com os profissionais que compõem a rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

O resultado coloca Serra Branca entre os municípios reconhecidos pelo desempenho na implementação da Busca Ativa Escolar, estratégia que mobiliza diferentes políticas públicas para identificar, incluir e acompanhar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em situação de risco de abandono escolar.

Mais do que uma certificação pelo cumprimento das metas, o resultado possui importância estratégica para o município dentro das ações do Selo UNICEF. A adesão e a utilização da plataforma Busca Ativa Escolar estão diretamente relacionadas a um dos Resultados Sistêmicos obrigatórios da iniciativa.

Para o secretário municipal de Educação, Eduardo Phelippe, a conquista demonstra a importância da atuação conjunta e do acompanhamento permanente: “Educação e Assistência Social atuam de forma integrada, juntamente com os profissionais que fazem parte dessa rede, para identificar situações, acompanhar nossas crianças e adolescentes e trabalhar para garantir que todos tenham seu direito à educação assegurado. Alcançar as metas estabelecidas é motivo de comemoração, mas também reforça nossa responsabilidade de continuar avançando, inclusive nos compromissos que Serra Branca assumiu dentro do Selo UNICEF”, destacou Eduardo.

A conquista é resultado da mobilização de articuladores, mobilizadores, gestores e profissionais das diferentes políticas públicas municipais, que trabalham na identificação e acompanhamento das situações registradas e na construção das respostas necessárias para favorecer o retorno e a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

SECOM/PMSB