Lula oferece Meio Ambiente para Tebet, que só aceitará após permissão de Marina

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue montando seu quadro de ministros para o seu mandato, que inicia em 1º de janeiro de 2023. Ele ofereceu a Simone Tebet (MDB), nesta sexta-feira (23), o Ministério do Meio Ambiente, o qual a senadora, de acordo com o Estadão, só aceitaria com o aval de Marina Silva (Rede).

Defensora do meio ambiente por toda sua carreira política, Marina é bastante querida pelos eleitores de Lula para assumir a pasta. Além disso, devido ao histórico com o agronegócio de Tebet, há um movimento nas redes sociais contra sua presença no ministério, ainda mais quando a deputada federal eleita em São Paulo está à disposição.

A pressão pelo anúncio de Simone Tebet e Marina Silva como ministrar aumentou ainda mais após o presidente eleito oficializar 16 nomes para o seu governo. Entre eles, estão alguns nomes que haviam sido confirmados, como Camilo Santana na Educação e Luiz Marinho no Trabalho.

Anteriormente, Tebet estava cotada para assumir o Ministério de Desenvolvimento Social, mas a cúpula do PT enxerga a pasta como uma das principais do governo e não aceitaria colocar uma possível adversária da sigla para 2026 com tanta visibilidade. Por isso, o nome de Wellington Dias (PT) foi oficializado na última quinta-feira (22).

Apesar disso, Lula ainda vai precisar entregar três pastas ao MDB, que apoiou o candidato na vitória presidencial dessas eleições. Até o momento, serão três nomes além da senadora do Mato Grosso do Sul, considerada como uma “cota pessoal” de Lula. Além disso, outras legendas, como o PSD, do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, e o União Brasil, devem ganhar espaços no governo.

Com Estadão

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Em solenidade que aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), a gestão municipal entregou a obra de revitalização da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, a unidade de ensino passou por importantes melhorias e recebeu um montante de novos equipamentos que irão facilitar o trabalho de professores, funcionários e alunos no dia a dia escolar.

A cerimônia teve a presença do prefeito Manezinho Lourenço, das secretárias Denise (Educação), Elidiene Batista (Assistência Social), Niedja Rodrigues (Saúde), dos secretários Vicente Lourenço (Obras e Serviços Urbanos), Robério Cipriano (Orçamento e Finanças), da diretora da escola, Elidiane Batista, do presidente do Legislativo, Jeffeson Menezes e de alunos, servidores e funcionários da unidade de ensino.

A reforma contemplou serviços de manutenção, recuperação e adequação da estrutura física. Entre os serviços realizados estão a cobertura principal do pátio e no telhado com recuperação da estrutura de madeira e do telhamento.

A Escola recebeu ainda serviços de acabamento e pintura, adequações na instalação elétrica, iluminação dos ambientes e melhorias em sua fachada.

Além da reforma da estrutura física, a escola também recebeu, ao longo de 2026, novos equipamentos, mobiliário e recursos para as atividades pedagógicas e administrativas.

Um laboratório de informática foi implantando com 15 computadores com acesso à internet, todas as salas da unidade agora estão climatizadas, novos mobiliários foram adquiridos, entre eles, armários, mesas, cadeiras, conjuntos de refeitório, utensílios de cozinha, fogão industrial, ventiladores, além de equipamentos de informática como seis data shows, 1 notebook, 1 impressora e kits de higiene para os estudantes.

No total, entre reforma e compra de equipamentos, foram investidos R$ 446.040,97 (quatrocentos e quarenta e seis mil, quarenta reais e noventa e sete reais). A Escola Agrotécnica atende 233 estudantes, distribuídos em 13 turmas, com uma equipe formada por 30 professores e funciona em regime de ensino integral.

O prefeito Manezinho Lourenço evidenciou o esforço de sua gestão em melhorar toda a estrutura da rede, tanto física quanto pedagógica. “Quando a secretária Denise surge com uma demanda, a gente já planeja e ver a melhor forma de trabalhar, de atender, de estruturar. Assim estamos fazendo em toda a rede pública, poder oportunizar um ensino de melhor qualidade para as nossas crianças e jovens. Eu agradeço a toda a equipe da Educação que se empenha nesse processo”, declarou o prefeito.

Para a secretária, Denise Batista, a entrega vai além de uma reforma. Ela representa melhorias no ambiente de trabalho para os funcionários e conforto para os estudantes, consequentemente resultando em melhorias no ensino-aprendizagem da unidade. “A atual gestão municipal tem um divisor de águas, e esse divisor de águas trouxe qualidade para a educação do nosso município, tanto na aprendizagem dos nossos alunos, quanto na estrutura física das unidades de ensino. O prefeito é muito consciente da política pública que precisa ser feita e mantida na Educação”, enfatizou Denise.

Já a diretora, Elidiane Batista falou das dificuldades enfrentadas ao assumir a gestão escolar e celebrou as conquistas alcançadas com as melhorias que agora estão proporcionadas na unidade de ensino pela atual gestão municipal.

Com Ascom PMS