Uma noite de homenagens e celebração. Assim foi o lançamento do documentário “Cidade da Costura”, uma produção audiovisual que conta o surgimento da vocação do são-dominguense para a costura e como essa atividade lucrativa permanece até hoje. O lançamento do documentário ocorreu neste sábado (05), no ginásio O Ferreirão e contou com a presença de autoridades e de um grande público.
O evento foi aberto pelo prefeito Onildo Lindberg, que falou sobre a intenção da Prefeitura de fazer esse registro histórico sobre a vocação nata de São Domingos do Cariri para a costura. “Hoje a costura em nossa cidade representa um significativo PIB de nossa economia e garante emprego para dezenas de famílias. Vamos continuar investindo cada vez mais nessa atividade e fortalecendo agora o lado empreendedor de nosso povo em relação à costura”, pontuou o gestor.
Além do prefeito Onildo, estiveram presentes ao evento de lançamento o deputado estadual Manuel Ludgério, a ex-prefeita Inara Marinho, que coordenou os trabalhos do documentário, a vice-prefeita Nalba Lígia, vereadores e um grande público, atento à história da costura em São Domingos do Cariri.
Costureiros e proprietários de facções de costuras foram homenageados pela Prefeitura e disseram estar felizes com a atenção e o reconhecimento do município com essa atividade.
São Domingos do Cariri é referência para toda região do Cariri na produção de roupas e possui aproximadamente 50 pequenas facções de costuras. A arte da costura está nas raízes do povo de São Domingos do Cariri, com relatos históricos nos anos de 1950, com a costureira Sebastiana Ferreira. O ápice do processo de desenvolvimento aconteceu nos anos 2000.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS
De Olho no Cariri