Eventos culturais movimentam o Cariri neste final de semana; confira

Apresentação de Teatro de Sombras durante a I edição do festival. Foto: Bruno Vinelli.

Os municípios de São José dos Cordeiros e Monteiro, no Cariri paraibano, irão sediar eventos artísticos e culturais que prometem movimentar a região neste final de semana.

Em São José dos Cordeiros, durante este sábado (26) e domingo (27), irá acontecer o II Festival de Arte e Cultura Cordeirense. O evento, que é iniciativa de um coletivo de moradores do município e conta com o apoio da prefeitura e das instituições educativas locais, tem por objetivo promover apresentações artísticas e culturais, tornando- as acessíveis a população do município e cidades circunvizinhas.

A programação desta edição do festival envolve apresentações de dança, teatro, sarau poético, exposições, passeio ecológico, oficinas, entre outros, e ocorrerão na Escola Estadual Bartolomeu Maracajá, no Clube Asa Branca e em Praça Pública, de forma gratuita para a população. Confira a programação aqui completa.

Já no município de Monteiro, especificamente, no Assentamento Santa Catarina, irá ocorrer mais uma edição do projeto Som nas Pedras, que homenageará a ícone da cultura popular, Zabé da Loca.

O evento contará com a participação do baiano, Rodrigo Sestrem, que tem pulsando em suas veias a cultura popular e prestará um tributo a quem lhe ensinou o som do pífano. Nada melhor que passar o que aprendeu com ela adiante e perpetuar a tradição com ações em prol da lembrança viva da saudosa Zabé da Loca.

O evento é realizado por voluntários que desejam manter viva a memória de Zabé da Loca e que visam à cultura como uma forma de manter viva a história do Cariri, que carrega consigo a força de um povo que luta e transforma suas realidades duras em motivos para caminhar e transformar o mundo do outro.

Feira das Mulheres Rurais

Já na segunda-feira (28), irá ocorrer em Sumé, no Cariri paraibano,  a “Feira das Mulheres Rurais Cidadania e Organização: Fortalecendo a Autonomia”.  O evento, que acontecerá na Praça José Américo, das 7h às 13h, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumé.

No evento, haverá comercialização dos produtos da economia solidária, gastronomia, vestuário, artesanatos diversos, e produtos das louceiras e rendeiras da região. Os grupos beneficiados pelo Procase estarão comercializando hortaliças, artesanato feito com escama de peixes, peças em renda renascença, e vassouras produzidas com garrafa pet.

Participam do evento, a Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro; a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento XiqueXique; a Associação de Resistência das Rendeiras de Cacimbinha; a Cooperativa de Produção de Bens e Serviços de São João do Tigre, a Associação das Mulheres e Mães de Zabelê, e a Associação Comunitária das Mulheres Produtoras de Camalaú.

Além da Feira, a coordenadora das Delegacias de Mulheres do Estado, Maísa Félix, estará com uma unidade móvel da Delegacia da Mulher e realizará ações de panfletagem com foco no atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica.

De Olho no Cariri 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print