Michel Temer faz hoje balanço de 2 anos de governo em cerimônia no Planalto

O presidente Michel Temer convidou ministros e autoridades para uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira (15) intitulada “Maio/2016-Maio/2018: o Brasil voltou”. O propósito é fazer um balanço dos dois anos do atual governo.

Segundo o Blog de Andrea Sadi, o convite distribuído pelo cerimonial da Presidência continha o slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2”, bordão inspirado no ex-presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela construção de Brasília, que apresentou na década de 1950 o lema “50 anos em 5”.

Reeleito vice-presidente da República em 2014, Temer tomou posse como presidente em exercício em 12 de maio de 2016, assumindo a Presidência efetivamente em 31 de agosto daquele ano.

Ele chegou ao poder porque o Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff.

Nesses dois anos, Temer passou a liderar um governo que ostenta a queda da inflação e a redução da taxa de juros, mas que tenta lidar com o aumento no número de desempregados e com os altos índices de rejeição.

Hoje, o governo é alvo de denúncias da Procuradoria Geral da República (PGR), está envolvido em crises políticas e no foco de investigações criminais..

A cerimônia desta terça está prevista para as 15h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O espaço é utilizado pelo presidente da República nas recepções de chefes de Estado e nas posses de ministros.

No encontro, será distribuída uma cartilha intitulada “Avançamos – 2 anos de vitórias na vida de cada brasileiro”.

Dois anos de governo

Michel Temer completou dois anos de governo no último sábado (12).

Na economia, o governo badala a queda da inflação e da taxa básica de juros (Selic). Mas, nesses dois anos, o dólar aumentou, o número de desempregados aumentou e o salário mínimo ficou abaixo a inflação.

A aprovação do presidente, segundo o Datafolha, está em 6% – 70% rejeitam o governo Temer.

Na área política, Temer destaca nos discursos a sanção das novas leis do ensino médio e trabalhista.

Mas, nesses dois anos à frente do Planalto, Temer enfrentou uma série de polêmicas causadas por denúncias, delações, prisões de assessores mais próximos e investigações da Polícia Federal.

Somente no ano passado, após as delações da JBS, o presidente foi denunciado duas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria Geral da República (PGR). Os crimes: corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça.

 Com G1

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print